Benefícios da Internet: Para que serve a rede nos dias atuais?

Conheça os benefícios da internet na sociedade atual, quais as consequências do seu uso indiscriminado. Como essa ferramenta se modificou desde sua criação, devemos nos policiar cada vez mais na nossa presença online?!

Mas se a cada época o usuário tem um comportamento diferente qual a sua função hoje e como podemos usar de forma racional. É o que veremos a seguir.

Para que serve a internet?

Inicialmente a Internet foi desenvolvida para fins acadêmicos. Mas hoje em dia serve para tudo: ecommerce, comunicação, entretenimento de todo o tipo, assistir séries, filmes, jogar. Reencontrar aquele amigo de infância. Usar redes sociais. Ler jornais e revistas. Ver a previsão do tempo. E outras tantas possibilidades infinitas.

A internet surgiu no final dos anos 60 sob o nome de Arpanet e de lá pra cá muita coisa mudou. Inicialmente usada para fins militares, foi com o tempo sendo adotada em universidades. E em 1987 a internet para uso comercial foi aberta ao público. Mas foi na década de 90 que a internet ganhou força.

Benefícios da Internet

Entre os inúmeros benefícios da internet estão: servir de enciclopédia mundial, realizar comprar de maneira prática, atividades de lazer, se informar, usar Internet Banking, diminuição de distâncias, buscar empregos, quebra de fronteiras, educação chega onde a educação formal pode não chegar de forma efetiva.

Educação

Podemos citar o caso da University of People, que o objetivo é levar educação de nível superior a locais de difícil acesso. Em síntese ela oferece cursos de graduação em formato EAD (Educação à Distância) de graça, o aluno só paga para realizar as provas.

A University of People é interessante também para quem não pode perder tempo com deslocamentos e quer ajustar seus horários para estudar em casa.

Um outro exemplo são as Ferramentas para apoio escolar de crianças e adolescentes com fontes lúdicas para aprendizado mais interativo. Principalmente para crianças com alguma deficiência ou dificuldade de aprendizado.

Comunicação

Como veículo de comunicação ela possui qualidades inegáveis. Como jornais, revistas, portais e sites especializados. Mas não só isso.

A transparência dos gastos da Administração Pública também é um benefício pois através do Portal da Transparência é possível acessar informações sobre como está sendo gasto o dinheiro público.

Economia

A Internet viabiliza várias atividades econômicas que não seriam possíveis da forma tradicional.

O Ecommerce, as Plataformas de Streaming, empresas totalmente online, assim como Portais, e mercados totalmente novos como a carreira de Digital Influencer. Inegavelmente profissão que não existiria um século atrás.

Com os serviços digitais dos bancos, o Internet Banking, pagar um boleto ficou fácil. Não precisa se deslocar a um Agência Bancária ou Lotérica, enfrentar fila, aguardar e então pagar no caixa. Ao invés disso pagar de casa sem esforço.

Buscar emprego através de sites é cada vez mais comum. O LinkedIn é uma rede social para uso corporativo, conseguir emprego e se socializar profissionalmente. Existem vários sites em que os interessados cadastram suas vagas em aberto e os candidatos podem se inscrever. Por exemplo InfoJobs, Indeed,Trabalha Brasil, Vagas.com e Emprega Brasil.

Mas como tudo na vida, a internet não proporciona apenas benefícios, mas também malefícios.

Malefícios da Internet

Crimes virtuais, vícios, falta de interação social, viver mais a vida online do que a offline. Só para citar alguns.

Quanto aos crimes virtuais cada vez mais os governos estão se esforçando para criar leis que atendam a esse novo contexto da sociedade. A internet não é terra de ninguém. No Brasil existe  Marco Civil da Internet. Que possui direitos, deveres e regras para proteção dos usuários.

Para não cair em golpes e ser vítimas de cybercriminosos esteja sempre atento ao uso da internet. Se tem dúvida sobre a confiabilidade de uma página ou aplicativo, não clique, não use. Busque informação e seja prudente. Está cada vez mais comum a criação de páginas falsas para roubar dados. Fora os tradicionais Vírus, Spams e E-mails maliciosos.

Os psicólogos apontam os possíveis riscos que estamos expostos na internet. Todavia a exposição excessiva em busca de “likes”, postar qualquer coisa para conseguir mais visualizações tem se tornado prática comum. E se não conseguem ficam frustrados.

A isso somamos pessoas que se utilizam do anonimato de um perfil para causar todo tipo de discórdia e propagar o ódio. Tudo isso cria um ambiente hostil psicologicamente.

O vício em internet também é um dilema sobretudo entre pessoas que preferem usar a internet ao convívio social.

Informação e Responsabilidade

É tudo muito novo para as gerações que estão vivenciando essa transformação. Os jovens que já nasceram usando o celular não possuem maturidade para lidar com críticas.

Pessoas que possuem alguma característica que torna mais difícil o convívio, como a timidez, pode se sentir mais confiante utilizando plataformas online. E enfim conseguir fazer amigos e discutir sobre temas de seu interesse.

Por fim como tudo na vida é preciso ter responsabilidade e bom senso ao utilizar.

Afinal podemos ter acesso a toda série de facilidades e comodidades. E o valor que essa informação possui.

Então gostou do artigo? Deixe seu comentário! Esse é um dos benefícios da internet, expor sua opinião e compartilhar!

Leia mais:

Sistemas da Informação: Qual o salário? Quanto ganha um iniciante?

Qual a melhor linguagem para aprender a programar?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *