Como Aprender a Programar Sozinho – Guia Completo

Está pensando em aprender a programar sozinho em casa mesmo? De forma online e grátis? Nesse artigo fizemos um guia para o futuro programador saber tudo sobre essa empreitada. Não cometa os principais erros dos estudantes iniciantes de programação.

Veja dicas para facilitar o aprendizado e tornar mais fácil a absorção do conteúdo.

Saiba o passo a passo para quem deseja seguir por esse caminho de forma autodidata. Seja aprender a sua primeira linguagem ou aprender uma nova.

Talvez você está querendo mudar de carreira e conseguir um emprego específico que necessita de conhecimentos em determinada linguagem. Portanto seja qual for o seu caso esse guia vai te ajudar a facilitar o processo.

Você pode escolher uma plataforma online de cursos pagos como a Alura, Udemy, Danki Code, RLSystem. Ou uma opção GRATUITA como: Curso em Vídeo, Khan Academy, Coursera, W3Schools, edX. A Udemy possui cursos pagos e gratuitos sobre programação. Em resumo existem no mercado opções pagas e gratuitas de ótima qualidade.

Aliás o catálogo de opções de cursos grátis de programação aumenta consideravelmente se você sabe falar inglês.

É possível aprender programação sozinho?

Claro que é!

Após escolher uma plataforma ou até mesmo uma série de vídeos do Youtube não se limite apenas a fazer o proposto no curso. Tente coisas novas, teste ideias, mude as variáveis dos exercícios tanto quanto for necessário para entender o princípio por trás da teoria. Pode ser motivador resolver uma série de exercícios e exemplos propostos, e como isto é! Mas apenas resolver e não se dedicar a buscar além é um engano.

Estude Lógica de Programação

Primeiramente comece aprendendo Lógica de Programação. Faça um curso completo para entender o funcionamento e a base da programação. É importante saber pelo menos um pouco de Algoritmo e Estrutura de Dados.

No mundo real da programação não vai existir um tutorial para cada problema que deverá ser vencido. Por isso é de suma importância saber Lógica de Programação. Exemplos do dia a dia são ótimos exercícos para treinar.

Aprenda inglês vai facilitar muito o processo pois grande parte da sintaxe é escrito exatamente como na língua inglesa.

Portugol

O Portugol português estruturado um psudocódigo escrito em português ideal para quem deseja aprender programação e não possui conhecimento em inglês.

Pascal ZIM!

Aprenda com Pascalzim um ambiente de desenvolvimento integrado para Linguagem Pascal. Possui instalação simples, em resumo basta descompactar e executar. O software também possui um compilador.

O compilador implementa um subconjunto da Linguagem Pascal com as principais funções, comandos e estruturas de dados.

Para facilitar a aprendizagem é possível deixar vários arquivos abertos. Cada arquivo é considerado como uma programa.

A interface é totalmente em português já que foi criado no Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília. É gratuito para uso não comercial. Fique atento as mensagens de erro e a fim de aprender com tentativa e erro.

Estude por livros

Pode parecer ser uma dica estranha para o mundo da programação, mas um livro teve todo o trabalho de ser sistematicamente pensado em condensar os conceitos, termos, e ser didático.

A teoria é uma parte importante do aprendizado. Muitas vezes os tutoriais em vídeos podem pecar em mostrar muito a parte prática e não explicar a teoria.

Pratique com constância

A prática vai ajudar a assimilar a lógica por trás de cada linha de código. Separe um tempo sempre que possível para praticar.

Todavia se conseguir todos os dias melhor ainda. Tente fazer com que a prática diária de programar seja agradável e despreocupada.

Não adianta forçar e acabar se estressando isso só vai atrapalhar o processo de aprendizagem. O mais importante é criar e manter uma rotina de estudos.

Não desista!

Talvez você possa achar que está em desvantagem. Que quem fez uma faculdade está na frente. Mas o fato é que estar em uma sala de aula em nada quer dizer sobre aprendizado. Apenas que seu corpo físico está presente naquele local.

O estudo solitário é que definirá a assimilação do conteúdo. Para dúvidas você pode usar um professor online para explicações.

A plataforma Stack Overflow é muito utilizada por desenvolvedores do mundo todo para tirar dúvidas. A comunidade é muito ativa e programadores experientes constumam responder. Encontrou um erro ao compilar um código? É provável que alguém já teve esse erro e buscou ajuda no Stack Overflow.

Não ficou satisfeito com o que encontrou? O Google vai se tornar seu melhor amigo. Copie e cole o erro no buscador. A chance de encontrar a solução do seu problema é alta. Ou pelo menos um norte sobre como fazer.

Um futuro programador deve saber usar a comunidade da tecnologia que vai desenvolver. Isso vai garantir um bom estudo e posteriormente seu avanço profissional. Também participe ajudando a comunidade quando se sentir seguro.

Escolha uma Linguagem de Programação para Aprender

Você deve então escolher uma área como Games, Desenvolvimento Web, Web-Design, Desktop ou Mobile se deseja trabalhar com Android ou iOS. Ou se deseja uma linguagem de uso mais generalista.

Aliás para te ajudar na escolha de uma Linguagem nós já fizemos um artigo detalhado sobre qual a melhor linguagem para aprender a programar.

Comece pelo básico. As vezes podemos ver os exemplos e tudo parecer muito simples sem nenhuma aplicação prática real. Mas é assim que deve começar quem quer aprender a programar sozinho(a). Afinal querer de cara fazer um exemplo complexo sem dominar os fundamentos é um tiro no pé.

Não se prenda muito a uma Linguagem no começo. Experimente várias e veja com qual se adapta melhor. O mesmo vale para para a área para se especializar: Front-end que lida com HTML, CSS, Javascript, Bootstrap, e jQuery (a parte que fica visível para o usuário), ou Back-end que contém as linguagens de servidor como Java, C#, Python, PHP e Ruby.

Se você nunca estudou programação antes, não sabe o que estas siglas significam não desanime. Cada área de estudo possui termos exclusivos e que somente quem trabalha entende. Aos poucos você vai adquirir vocabulário e usará essas palavras sem nem perceber! 😉

Para um iniciante começar a aprender com Front-end dará mais tangibilidade ao que está sendo construído. Pois tudo que é feito já fica visível na tela. O Back-end pode se tornar muito abstrato devido a falta de conhecimentos sobre Banco de Dados e manipulação de conceitos ainda desconhecidos pelos recém chegados ao mundo da programação.

O HTML não é considerado uma linguagem de programação mas sim uma Linguagem de Marcação de Hipertexto que confere a estrutura de uma página. O CSS é responsável pelo estilo, cores e como a página é visualizada. Já o Javascript é uma linguagem de programação muito usada para front-end usada principalmente para desenvolvimento web. E ressaltando Javascript não é Java! São duas linguagens de programação totalmente diferentes e que possuem em comum somente o nome mesmo. O Javascript (comumente chamada de apenas JS) possui muitos conceitos interessantes como orientação a objetos e tipagem dinâmica.

Essa tríplice HTML, CSS e Javascript são hoje uma das tecnologias mais usadas na criação de páginas na web.

Crie um projeto pessoal para por em prática tudo o que aprender. Por exemplo pode ser um site, um aplicativo, o importante é ter um projeto motivador. Não se cobre demais. Enfim, tornar o estudo relaxado e sem pressão vai tornar o processo mais fluido.

Devo aprender Python?

Atualmente a Linguagem Python é tida por muitos como uma das melhores para aprender a programar devida a sua baixa curva de aprendizado. Ela também possui uma sintaxe simples e intuitiva. O que quer dizer que os mesmos requisitos podem ser escritos em menos linhas se comparada com outras linguagens. Possui amplo material de estudo e assim como a comunidade da linguagem é muito ativa.

Consiga Trabalho com Certificações

Se deseja ingressar no mercado de trabalho invista em certificações nas linguagens de programação. Uma certificação vai garantir alguns pontos nos processos seletivos. Portanto pesquise quais são as mais requisitadas no área que deseja trabalhar.

Para conseguir a certificação será necessário assumir um compromisso com o estudo. Geralmente é realizada uma prova baseada na bibliografia indicada. Não é nada impossível de passar. Basta cumprir as competências de acordo com o que a certificação exige.

Por exemplo a certificação OCAJP – Oracle Certified Associate Java Programmer SE 8 Programmer I é a mais básica da Linguagem Java oferecida pela Oracle. Nela são cobrados conceitos fundamentais a saber: Java Data Types, Arrays, Loops e outros. Cada linguagem possui suas próprias certificações. Uma desvantagem é que geralmente o valor para realizar as provas geralmente é em dólar, então se a cotação estiver alta o valor vai ser considerável.

Estude sobre Design Patterns

Design Patterns são padrões para o desenvolvimento de software, padrões de projetos com soluções para problema gerais. Entre as vantagens estão: ganho de produtividade, facilidade de manutenção com uso de soluções pré-testadas e padronização de termos técnicos e muitas outras. Ou seja vale a pena investir um tempinho e já aprender a programar utilizando as melhores práticas conhecidas. 🙂

Então comece a aprender a programar hoje mesmo!

Não existe uma fórmula mágica e rápida para aprender a programar sozinho(a) ou um curso de poucas horas que o tornará capaz de resolver qualquer problema. Portanto qualquer curso que prometa isso não conseguirá cumprir a promessa.

Não desanime caso o código não rode do jeito que você queria. Algumas linguagens de fato exigem anos do programador para atingir um grau alto de conhecimento. Por isso no mercado existe uma divisão em profissionais júnior, pleno e sênior. O amadurecimento profissional exige tempo como em qualquer carreira.

Com um plano direcionado para seus objetivos de estudo e profissionais logo estará dominando os principais termos e conceitos.

Então deixe um comentário sobre suas principais dúvidas. Compartilhe com a gente como está sendo sua jornada no mundo da programação!

Linguagem Python e Análise de Dados

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *