Como Economizar Energia Elétrica: Veja Dicas!

Sua conta de energia não para de subir? Saiba neste artigo como economizar energia elétrica e assim despertar seu orçamento doméstico!

Use a máquina de lavar uma vez por semana

Acumule o máximo de roupas possível para lavar de uma vez só. De preferência deixe para lavar todas as roupas da casa em apenas um dia da semana. Fazer ciclos com a máquina de lavar com apenas algumas peças não é vantajoso. Assim, para economizar deixe para lavar roupas em um dia que vai ficar em casa e ter disponibilidade para tirar assim que terminar de lavar, e logo em seguida colocar as próximas lavagens. 

Otimização do tempo de uso da máquina de lavar definitivamente trará economia de energia elétrica.

Se você possui máquina de lavar louças vale a mesma coisa. Portanto evite lavar apenas algumas poucas louças em um ciclo completo. 

Não deixe aparelhos em Stand by

Tire da tomada aqueles equipamentos que não vai usar mais. Não deixe aparelho que não esteja usando em Stand by. Não durma com a TV ligada!

Pode parecer pouco, mas somados ao consumo da casa esses pequenos gastos tem impacto na soma geral da fatura no fim do mês.

Evite usar luzes durante o dia

Deixe as janelas abertas e utilize luz natural para iluminar os ambientes.

Tire cortinas escuras e objetos que possam estar obstruindo a passagem de luz solar. Sempre que for pintar as paredes dê preferência a cores claras. Use espelhos nas paredes e nos móveis para refletir a luz e iluminar o ambiente. 

Use lâmpadas de LED

Troque lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED. Elas podem ser mais caras de início mas no longo prazo vale a pena. A durabilidade é bem maior e consomem menos energia.  

Veja o estado de conservação  eletrodomésticos

Tenha atenção ao estado de conservação geral dos eletrodomésticos.

Geladeiras com a borracha gasta não veda corretamente e o motor precisa fazer esforço extra para manter a temperatura. Não deixe a porta da geladeira aberta sem necessidade!

Considere aposentar ou usar significativamente menos o ferro elétrico. O ferro elétrico é um dos vilões do consumo de energia. 

Considere trocar sempre que possível suas roupas por tecido que amarrotam menos e assim não precisam ser passados. Se ficar sem passar roupas não é uma alternativa para você, faça como na máquina de lavar, junte o máximo de roupas e passe de uma vez só. Evitando ligar o ferro de passar várias vezes durante a semana. Pois com o ferro já quente da última passada, vai ser muito mais facil e rápido, evitando o tempo de esperar o ferro esquentar para conseguir passar.

Atenção ao tempo de banho

Todo mundo sabe que o tempo de banho deve ser diminuído. Mas é difícil resistir ao tomar um banho quente quando está frio. 

Diminua a temperatura de seu chuveiro para o modo “Verão”. Ou tente ser adepto de tomar banhos frios. O modo “Inverno” pode ser o que está fazendo a sua conta no final do mês sair cara.

Como economizar energia na bandeira vermelha?

Alie todas as dicas que já mencionamos neste artigo mais uma redução drástica do uso de todos os equipamentos que possua em casa! Na bandeira vermelha a conta fica ainda mais cara. O que torna economizar energia elétrica um verdadeiro desafio para as famílias brasileiras.

Veja mais:

Tecnologia Sustentável: desenvolvimento com respeito ao meio ambiente

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *