Como Funciona a Tecnologia 5G?
A Tecnologia 5G vem ganhando espaço na mídia como uma revolução. Prometendo ganhos de velocidade e um grande salto tecnológico. Mas você sabe como funciona a tecnologia 5G?
Nesse artigo iremos explicar!
O 5G significa a quinta geração de redes móveis. Entre as principais vantagens da tecnologia 5G está o maior poder de transferências de dados. Assim como menor consumo de energia, que pode chegar a economia de até 90% menos comparadas com a 4G! Além disso o aumento do número de conexões simultâneas e aumento da cobertura.
Afinal como funciona a tecnologia 5G?
Primeiramente a tecnologia 5G usa faixas de frequência mais altas. Portanto com comprimento de onda menor, conhecidas como ondas milimétricas (mmWave).
Elas possuem capacidade maior, mas alcance pequeno se comparada a 4G. Também são mais suscetíveis a interferências de objetos físicos. Como por exemplo interferência de objetos, árvores e até mesmo o próprio corpo humano. E é claro as paredes, o que torna o desafio o uso da rede em locais fechados.
Portanto para resolver esse problema será necessário a instalação de um número consideravelmente maior de torres de transmissão.
Além disso os aparelhos deverão passar por modificações em suas estruturas, como o layout com várias antenas internas ao redor para potencializar a captação de sinal. As chamadas antenas mmWave.
Países como Estados Unidos (EUA), China e Coreia do Sul são até agora os locais onde mais houve expansão e testes.
Na Coreia do Sul foi o primeiro país a lançar de forma comercial em abril de 2019. Como a rede ainda é nova, e como já foi mencionado a necessidade de infraestrutura maior, mesmo na Coreia do Sul o sinal oscila muito, variando entre o 4G e o 5G, como é relatado por usuários.
Baixo Período de Latência
Podemos chamar de latência nada mais que o tempo necessário entre o comando de uma execução e o tempo de resposta do servidor.
Com essa nova tecnologia a ideia é conseguir chegar ao tempo de 1 milissegundo!
Como vai funcionar a tecnologia 5G no Brasil?
A operadora Claro anunciou em julho de 2020 o início da implantação no Brasil do chamado comercialmente 4,5G (LTE-Advanced-Pro). Com o uso do 5G DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro) que a grosso modo funciona como uma intermediária entre a 4G e a 5G. E promete ser até 12 vezes mais rápida. A iniciativa está restrita a algumas cidades.
Oficialmente ainda não houve o leilão da frequência para uso do 5G. E essa operação apresentada pela Claro ainda é bem restritiva.
Para entender melhor, o leilão contará com contrapartidas que as empresas vencedoras terão que cumprir. Assim como requisitos mínimos de infraestrutura, obras necessárias, construção de torres de transmissão e várias outras implementações necessárias para o devido funcionamento.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Economia planejam que o leilão da faixa de espectro para uso da 5G aconteça em 2021.
Os órgãos deverão regular também as questões técnicas como qual o comprimento de onda será usado, e no caso de já estar sendo usado por outra tecnologia, como as antenas parabólicas e sinais de TV, que sejam descontinuadas (a morte da TV analógica foi adiada para 2023).
A Anatel estuda destinar as frequências de faixa de 2.300 a 2.400 MHz (2,3 GHz) e 3.300 a 3.700 MHz (3,5 GHz) e 26 GHz usada na Europa.
No Brasil a rede 4G já é a mais usada, mas em regiões principalmente mais no interior o uso da rede 3G ainda é considerável.
Tecnologia 5G e Internet das Coisas (IoT)
Com a possibilidade de muitos mais aparelhos conectados, tanto em número total como em aparelhos sendo usados simultaneamente, conectar diferentes aparelhos de uma casa inteligente se torna possível.
A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é uma das possibilidades que mais poderão crescer devido a tecnologia 5G.
Principais Vantagens do 5G
- Velocidade de até 20 Gbps
- Aumento da velocidade da internet em dispositivos móveis
- Diminuição do tempo de download e upload
- Maior número de conexões
- Maior número de conexões simultâneas (mais de 1 milhão por km²)
- Diminuição do consumo de energia
- Novos modelos de negócios
- Avanço da Internet das Coisas (IoT)
- Baixa latência – tempo entre o envio de comando e sua execução
Aparelho Smartphones Compatíveis
Mesmo sem a rede estar disponível do Brasil a Motorola lançou dois modelos compatíveis, são eles:
- Motorola Edge
- Motorola Edge+
Esses modelos possuem suporte a conexão 5G sub-6.
No mercado internacional podemos encontrar mais opções como: Huawei Mate 20X 5G, LG V50 ThinQ, Xiaomi Mi Mix Alpha, e os aparelhos da Samsung Galaxy S10 5G, Galaxy Note 10, Galaxy Fold e Galaxy A90.
Leia mais: