elementary OS: Saiba tudo sobre essa distribuição Linux

Está interessado em experimentar um sistema Linux e pensou no elementary OS?

Essa distribuição é baseada em Ubuntu LTS e possui um ambiente visual bonito e simpático ao usuário.

Entre as suas principais características estão o respeito a privacidade dos usuários, atualizações mensais para as principais versões do sistema, assim como a aparência similar ao sistema operacional Mac OS da Apple!

A interface do elementary OS é elegante e minimalista, chamada de Pantheon Desktop. E atende a todos os gostos: entre eles o modo visão multitarefa, o famoso picture in picture, e o modo não perturbe, quando todas as notificações ficam escondidas, e desse modo você pode se concentrar apenas no que está fazendo. Ou seja, sem ser interrompido por notificações de redes sociais, atualizações e qualquer outra interferência externa.

Além disso o sistema vem com poucos softwares pré instalados, somente alguns com funções mais básicas e de uso cotidiano. A ideia é o usuário deixar o sistema operacional o mais limpo possível para instalação posterior somente dos programas que realmente vai usar. Com a finalidade de evitar que o usuário tenha que desinstalar programas que não vai usar.

Por esses e outros pontos positivos a distro é um ótimo substituto aos sistemas Windows e Mac OS, e até mesmo a outras distribuições linux.

Uma curiosidade interessante é que as versões principais possuem nomes de deuses: elementary OS 0.1 Jupiter seguidos pela 0.2 Luna, 0.3 Freya, 0.4 Loki, 5.0 Juno, a versão atual elementary OS 5.1 Hera e a futura 6.0 Odin.

Novidades da versão elementary OS 5.1 Hera

Veio com várias novidades nos aplicativos Greeter e Onboarding (configuração de privacidade) e melhorias no Flatpak.

Outra novidade é o Sideload um utilitário para ajudar na instalação de aplicativos de fora da AppCenter, e atualizações para acessibilidade.

Ao mesmo tempo a versão 5.1 trouxe melhorias de iteração entre aplicativos, com experiência mais refinada, e novo design geral.

Também houve melhorias sobretudo no design da AppCenter como  animações de carregamento, e o uso carregamento em cache para uma experiência offline.

Aliás o AppCenter para a versão Hera promete ser até 10 vezes mais rápida, possui maior capacidade de tarefas simultâneas e menor uso de memória. 

A nova versão futura do sistema operacional se chamará elementary OS 6 Odin e ainda não está disponível para apreciação do público nem mesmo para testes. A equipe de desenvolvimento ainda não revelou muitas informações sobre ela, no entanto sabe-se que ela será baseada em Ubuntu 20.04 LTS com kernel Linux Kernel 5.4.x.

 Além disso já foi divulgado que ele terá um visual totalmente modificado. Ainda não há uma data oficial para lançamento.

Se você se interessou pela causa do software livre no site oficial é possível realizar doações para ajudar nos custos do projeto.

E aí você usa alguma versão do elementary OS? Pretende usar no futuro? Já usou? Deixe seu comentário!

Leia mais:

Linux Mint: Leve, Elegante e Fácil de Usar

O que é x86 ou x64 no Windows? Saiba qual o seu!

Os Melhores Antivírus Gratuitos

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *