O que é Kernel Linux?

Você já ouviu falar dessa expressão e não faz ideia do que significa?! Entenda de uma vez por todas o que significa kernel linux!

Primeiramente o kernel é o núcleo do sistema operacional e faz a intermediação entre o software e o hardware.

Portanto funciona como um software intermediário que leva as informações entre o hardware e os processos. Além disso, determina o tempo de uso do CPU, o funcionamento dos drivers de dispositivos, e alocação de memória. Ou seja, funciona como uma ponte de mão dupla para tornar viável a correta execução do sistema operacional. 

Em suma o é kernel linux é o responsável pela execução das mais básicas funções do sistema, aquelas indispensáveis ao funcionamento da máquina.

O Kernel Linux foi desenvolvido pelo finandês Linus Torvalds em 1991 , de forma despretensiosa apenas para uso próprio. Com o tempo  recebeu apoio do projeto “GNU” por isso é comum ser mencionado em conjunto como GNU/Linux.  No geral o projeto foi desenvolvido por Linus Torvalds e contou com a ajuda de vários programadores de forma voluntária e empresas particulares, a comunicação inicialmente se dava pelo fórum Usenet (popular na década de 90).

Dispositivos móveis

O sistema operacional Android usa o kernel linux para seu desenvolvimento. Assim o que antes estava predominantemente a uso em desktops, notebooks e servidores, e perdia muito estaço com softwares proprietários como o Windows e Mac OS,  passou a ser usado em massa em smartphones, Tablets, Smart TVs e relógios inteligentes.

Versões mais usados dos sistemas operacionais com desenvolvidas baseadas em kernel linux: Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Red hat, Chrome OS, entre outos.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *