Java: a criação e evolução da linguagem
A história da Linguagem Java começa no início dos anos 90. No ano de 1991 a Sun Microsystems iniciou o projeto denominado “Gren Project”. Que de fato viria a se tornar a linguagem de programação que conhecemos hoje como Java.
Seus principais desenvolvedores foram Patrick Naughton, James Gosling e Mike Sheridan.
A princípio a ideia era tornar possível a integração entre todos os aparelhos eletrônicos. Por exemplo eletrodomésticos de uma casa, controladas por controle remoto.
Além disso se tornar uma linguagem universal adaptável a todos os eletrônicos.
Infelizmente a tecnologia do período não era capaz de tornar essas ideia possíveis. Podemos entender esses conceito como um protótipo da Internet das Coisas(IoT). Até hoje, mais de 25 anos depois, a implementação da IoT ainda está em processo inicial. O que pode mudar radicalmente com a ampliação da tecnologia 5G.
Primeiramente a linguagem foi denominada de Oak (carvalho em inglês). Contudo somente após a adaptação da linguagem Oak para internet, já em 1995, ela foi chamada de Java. Ou seja Java consistia na versão para internet da Oak. Com isso a IBM começou a utilizar em seus produtos essa nova versão, o que fez ganhar popularidade. O principal navegador da época o Netscape também era compatível.
Java Virtual Machine – JVM
Nos anos 2000 sua popularidade se consolidou. E houve a adesão de milhares de desenvolvedores. Várias partes da linguagem é disponibilizada em licença Software Livre e GNU.
Um diferencial da linguagem é que ela é compilada por um bytecode. E em seguida interpretada pela Java Virtual Machine(JVM). Além disso possui tipagem estática e forte. Além disso suporta orientação a objetos.
Para quem deseja trabalhar como programador ela é um excelente escolha pois é uma das linguagens mais requisitadas no mercado de trabalho.
O download da versão mais atual está disponível no site oficial. Hoje o desenvolvimento da Linguagem Java pertencente a Oracle.
Leia mais:
Como Aprender a Programar Sozinho – Guia Completo