Java: a criação e evolução da linguagem

A história da Linguagem Java começa no início dos anos 90. No ano de 1991 a Sun Microsystems iniciou o projeto denominado “Gren Project” que viria a se tornar a linguagem de programação que conhecemos hoje como Java.

Seus principais desenvolvedores foram Patrick Naughton, James Gosling e Mike Sheridan.

A princípio a ideia era tornar possível a integração entre todos os aparelhos eletrônicos. Por exemplo eletrodomésticos de uma casa, controladas por controle remoto.

Além disso se tornar uma linguagem universal adaptável a todos os eletrônicos.

Infelizmente a tecnologia do período não era capaz de tornar essas ideia possíveis. Podemos entender esses conceito como um protótipo da Internet das Coisas(IoT). Até hoje, mais de 25 anos depois, a implementação da IoT ainda está em processo inicial. O que pode mudar radicalmente com a ampliação da tecnologia 5G.

Primeiramente a linguagem foi denominada de Oak (carvalho em inglês). Contudo somente após a adaptação da linguagem Oak para internet, já em 1995, ela foi chamada de Java. Ou seja Java consistia na versão para internet da Oak. Com isso a IBM começou a utilizar em seus produtos essa nova versão, o que fez ganhar popularidade. O principal navegador da época o Netscape também era compatível.

Nos anos 2000 sua popularidade se consolidou. E houve a adesão de milhares de desenvolvedores. Várias partes da linguagem é disponibilizada em licença Software Livre e GNU.

Um diferencial da linguagem é que ela é compilada por um bytecode e interpretada pela Java Virtual Machine(JVM). Além disso possui tipagem estática e forte. E suporta orientação a objetos.

Para quem deseja trabalhar como programador ela é um excelente escolha pois é uma das linguagens mais requisitadas no mercado de trabalho.

O download da versão mais atual está disponível no site oficial. Hoje o desenvolvimento da Linguagem Java pertencente a Oracle.

Leia mais:

Como Aprender a Programar Sozinho – Guia Completo

Qual a melhor linguagem para aprender a programar?

História da Linguagem Ruby

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *