Linguagens de Programação mais usadas

Neste artigo, vamos demonstrar as 10 linguagens de programação mais usadas.  Nossa lista será em ordem decrescente (do 10º lugar até o 1º lugar). Vamos lá!

10) Linguagem de programação C ++ Object Oriented (Object Oriented)

C ++ sempre foi uma das linguagens mais utilizadas desde o seu desenvolvimento. Especialmente quando se trata de desempenho.

C ++ é uma das primeiras escolhas. Porque C ++ é uma linguagem que é atualizada com muito mais frequência em comparação com outras linguagens de programação. Ele ainda é usado ativamente, pois é usado como a linguagem principal em muitos jogos, sistemas operacionais e aplicativos. C ++, que forma a base da Amazon e do Google Chrome, também é usado ativamente no campo da robótica.

9) PHP

Embora Python e JavaScript tenham sido substituídos nos últimos anos, era a linguagem de programação de back-end mais popular até alguns anos atrás. A principal tarefa do PHP é controlar processos em segundo plano, eventos e gerar resultados. É possível fazer de tudo, desde simples sites de blog que são rapidamente desenvolvidos com uma linguagem de programação baseada na web, como o PHP, até sites em constante desenvolvimento, como Facebook, Twitter, WordPress e jogos online.

8) C #

C #, também conhecido como C Sharp, é uma linguagem desenvolvida pela Microsoft e muito semelhante ao Java. A linguagem de programação C # é projetada para servidores e sistemas embarcados. No entanto, abrange desde a função mais simples até a mais sofisticada usando o sistema operacional. Geralmente é usado para construir aplicativos usados por clientes corporativos .

7) Python

Python, fácil de usar e é uma linguagem de programação de alto nível que pode ser usada em todas as áreas e continua a crescer. Além de rodar muitos estudos de inteligência artificial no mundo em Python, plataformas como YouTube, Instagram e Pinterest também foram desenvolvidas com Python. Muitas pessoas no mundo da programação recomendam Python para iniciantes.

6) Bash / Shell

Uma lista pré-projetada de comandos para Bash pode ser chamada de um programa que é automaticamente relatado a um sistema operacional para ser executado. Graças ao Bash, as transações são automatizadas sem a necessidade de intervenção do usuário para situações comuns, podem ser feitas.

Por exemplo, pode ser escrito um programa que verifica todos os arquivos do seu sistema em determinados horários todos os dias e faz backup apenas daqueles que foram alterados em comparação com o dia anterior. Ou um comando bash / shell pode converter o arquivo”. bmp” em”. jpg” sempre que o sistema operacional for iniciado.

5) Java

A forma mais comum de criar aplicativos Android, Java foi criado pela Sun Microsystems e é usado hoje para bancos de dados, aplicativos Android, aplicativos de computador e muito mais.

É uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos simples, moderna, orientada a objetos, protegida por tipo, amigável e rápida.

Possui todas as habilidades de uma linguagem de propósito geral e é uma linguagem com bons recursos de linguagens C e C ++. Além disso, ele é capaz de rodar em muitas plataformas, então podemos pensar em Java tanto como uma linguagem de programação quanto como um ambiente. Este ambiente inclui o sistema operacional, redes, programação de internet, banco de dados e todas as tecnologias de middleware.

4) SQL

Pronunciado como “Sequel”, SQL significa linguagem de consulta estruturada e é, na verdade, um sistema de gerenciamento de banco de dados.

Ele nos permite realizar operações nos dados durante a consulta. Ele permite que você lide com grandes quantidades de dados acessando e gerenciando bancos de dados. Geralmente é usado em conjunto com outra linguagem como PHP em SQL. Aplicativos e programas de computador com grande volume de dados podem ser facilmente gerenciados usando o sistema SQL.

3) CSS

O CSS é uma linguagem de programação amplamente usada para criar sites e aplicativos baseados em navegador. Os estilos fornecem a capacidade de especificar a aparência de um elemento HTML, permitindo que você altere a imagem de forma rápida e eficaz.  É fácil de organizar. Ele também não cria redundância de código em seu site.

2) HTML

Embora não seja tecnicamente uma linguagem de programação, podemos definir o HTML, que é a base da estrutura de cada site, como uma “linguagem de marcação”. Com essa linguagem de marcação, as alterações de texto, vídeo e imagem são feitas nos sites conforme desejado, e as páginas são conectadas entre si. Desta forma, uma imagem é criada conforme desejado no navegador da web. Como HTML, CSS e JavaScript são usados simultaneamente, sites visuais e dinâmicos podem ser criados conforme desejado.

1) JavaScript

Usado nos setores público e privado, JavaScript é a linguagem mais popular usada no mundo. Além de ser uma das linguagens mais comuns da web por permitir que os desenvolvedores criem elementos interativos em sites, também é utilizada na Internet das Coisas e em algumas áreas de desenvolvimento de jogos. Se você quiser trabalhar no front end de qualquer projeto, o front end que o usuário vê, JavaScript será a linguagem de programação certa para você.

Bônus) C

A linguagem C é uma linguagem de programação muito antiga usada em processadores de texto, sistemas de banco de dados, sistemas operacionais e muitos mais. no entanto, continua a ser popular hoje como uma das programações preferidas. Possui estrutura flexível, alta eficiência e modularidade. A linguagem de programação C é uma linguagem de nível intermediário. Em outras palavras, as linguagens de baixo nível são linguagens que requerem uma grande quantidade de codificação próxima à linguagem de máquina, enquanto as linguagens de alto nível são linguagens que requerem menos escrita de código, mas executam muito código em segundo plano. A linguagem de programação C está entre esses dois níveis.

Bônus 2) Ruby / Ruby on Rails

Ruby é uma linguagem de programação de código aberto que se destaca pela simplicidade. Além disso, Rails é uma estrutura de plug-in que simplifica a construção de aplicativos da web em linguagem Ruby. Essa linguagem é a base de muitos aplicativos que você usa no dia a dia. Sua estrutura de linguagem é muito próxima ao JavaScript. Aplicativos como Airbnb, Twitter (front-end), Twitch, SoundCloud, Zendesk usam Ruby ativamente. 

Leia mais:

Qual a melhor linguagem para aprender a programar?

O que é Programação Orientada a Objetos (POO)?

O que é Algoritmo? – Lógica de Programação

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *