Melhores Distribuições Linux

Se você é novo no Linux e está se perguntando quais são as melhores distribuições do Linux em 2020, você está lendo o artigo certo.

Primeiro, um breve resumo das 10 principais distribuições Linux de 2020:

MX Linux – Melhor distribuição baseada em Debian, leve e muito útil.

Linux Mint – uma distribuição amigável baseada no Ubuntu e Debian, parece Windows e é uma distribuição leve.

Ubuntu – baseada em Debian, distribuição favorita de todos os tempos, pode ser vista como a melhor opção de 2020 para iniciantes.

Sistema Operacional Elementary (elementary OS) – Baseado no Debian, ele se destaca por sua semelhança com MacOs.

Manjaro Linux – A melhor distribuição Linux baseada em Arch Linux, apenas os pacotes necessários são adicionados para ser leve.

Zorin OS – uma distribuição baseada em Debian para Windows.

Fedora – A melhor distribuição Linux criada pela comunidade com a tecnologia de software mais avançada, sem outra base de sistema operacional.

Debian – A melhor distribuição Linux construída do zero, projetada para ser muito estável.

CentOS – baseado em Fedora e Red-Hat, projetado para usuários que desejam estabilidade de sistema operacional gratuito e de nível empresarial. Também podemos dizer que é a distribuição preferida na indústria de hospedagem na web.

Kali Linux – Baseada em Debian, é a melhor distribuição Linux para quem trabalha na área de segurança cibernética ou tem um hobby. Ele vem com todas as ferramentas necessárias prontas.

O que é uma distribuição Linux?

Todo mundo conhece o Windows e o Mac OS X. Estes são escritos e vendidos para fins comerciais. O Linux é muito diferente dessa situação. Como um sistema operacional de código aberto, ele também pode ser usado por qualquer pessoa que queira criar seu próprio sistema operacional sem muito conhecimento de programação.

Quando alguém basicamente cria sua própria versão do Linux usando uma distribuição Linux existente (ou constrói uma sem uma base usando o código do kernel do Linux), todo o pacote é chamado de distribuição Linux.

Resumindo, se você pegar o kernel do Linux, adicionar ou remover os pacotes que deseja e mudar sua aparência, você pode disponibilizar sua própria distribuição do Linux para as pessoas.

Como escolher a melhor distribuição Linux?

Na verdade, o conceito da melhor distribuição Linux não é muito correto, a distribuição que melhor se adapta a você é a melhor distribuição Linux para você. Por exemplo, se fosse um usuário doméstico, ele consideraria escolher Ubuntu ou Manjaro, se fosse um analista de segurança, escolheria Linux, se executasse apenas um serviço nele, escolheria Debian. Às vezes, uma distribuição Linux pode não ser suficiente, você pode escolher uma distribuição separada em casa para o trabalho.

Para responder rapidamente à pergunta, você pode escolher qualquer distribuição Linux com a qual se sinta confortável. Depois de usá-lo por um tempo, você verá como pode configurá-lo da maneira que desejar.

1 – MX Linux

Ele oferece uma interface muito simples. MX Linux está sendo desenvolvido na versão estável do Debian e usa XFCE como o ambiente de desktop padrão (UI).

Site: //mxlinux.org/

2 – Linux Mint

Linux Mint é uma grande distribuição. É conhecido como Golias no mundo Linux. É bastante semelhante ao Ubuntu.

O Linux Mint está focado não apenas na facilidade de uso, mas também em adicionar muitas ferramentas úteis para seus usuários. No entanto, oferece um ambiente de área de trabalho leve. É a primeira escolha de quem prefere uma distribuição rápida. É baseado no Ubuntu-Debian e, portanto, compatível com repositórios de ambas as distribuições.

Site: //linuxmint.com/

3 – Ubuntu

Você deve ter ouvido falar do Ubuntu antes mesmo de considerar tentar o Linux. Ubuntu foi a primeira distribuição que realmente trabalhou duro para se destacar na multidão de distribuição Linux quando tudo começou.

O Ubuntu tornou o Linux extremamente fácil de usar, tornando o Linux acessível para todo o mundo, até mesmo alguém que nunca tinha visto o Linux foi capaz de usá-lo imediatamente.

Conforme o Ubuntu cresceu seus negócios, eles adicionaram mais recursos aos seus sistemas operacionais, eles também tentaram lançar o Ubuntu TV, eles não pararam por aí e tentaram entrar no lado móvel com o Ubuntu Touch, mas isso atrapalhou o desenvolvimento para desktop. Outras distribuições aproveitaram esta oportunidade e assumiram de onde o Ubuntu parou.

Ubuntu é uma distribuição baseada em Debian.

Site: //ubuntu.com/

4 – Sistema Operacional Elementary (elementary OS)

Esta é uma das mais belas distribuições de Linux que encontramos. É muito claro que foi desenvolvido inspirado no Mac OS.

Obviamente, você não terá falta de funcionalidade ou pacotes, pois é baseado em Debian. O único problema que você pode encontrar de vez em quando é que existem pacotes que não são personalizados para o tema da distribuição.

Site: //elementary.io/

5 – Manjaro Linux

Manjaro Linux é uma distribuição baseada no Arch Linux. O Arch Linux também é construído para ser mais atualizado do que o Debian e tem um repositório que disponibiliza o software mais recente.

Comparado ao Debian, a maior diferença entre os sistemas operacionais baseados em Arch é que ele é mais leve.

O Debian instala um conjunto de pacotes “recomendados” sempre que você tenta instalar qualquer pacote de seu repositório para tornar as coisas mais fáceis para os usuários.

Arch Linux usa um instalador de pacote chamado Pacman para instalar pacotes.

Se você deseja construir um computador com um sistema operacional realmente simples e rápido, o Manjaro baseado no Arch Linux pode ser a melhor maneira de conseguir isso.

Site: //manjaro.org/

6 – Zorin OS

Se você vem do Windows e nunca usou o Linux antes, o Zorin assume o fardo de uma enorme curva de aprendizado para você.

Ele é baseado no Ubuntu, se você vem do Windows, pode se acostumar facilmente.

Site: //zorinos.com/

7 – Fedora

O Fedora não é baseado em outras distribuições Linux e foi construído inteiramente do zero pela comunidade fedora. Na verdade, se você é um desenvolvedor, também pode contribuir para a distribuição.

O suporte da comunidade é o que torna o Fedora tão especial. A comunidade é muito receptiva e você pode obter uma resposta rápida à sua pergunta.

Por ter sido criado por desenvolvedores, o foco está na construção de um sistema operacional que terá um repositório de software verdadeiramente de ponta. Um pacote que ainda não está disponível em outras distribuições será compilado e pronto para o Fedora, independentemente de ser estável ou não.

Se você adora os pacotes mais recentes, o fedora pode ser a melhor distribuição para você.

Site: //getfedora.org/

8 – Debian

Debian, CentOS e Red Hat impulsionam a Internet em todo o mundo. De acordo com as estatísticas, mais de 96% dos servidores web, hosts em nuvem e sites são baseados em Linux.

No entanto, o Debian não foi projetado para ser amigável ou para fornecer uma experiência rápida e fácil assim que sai da caixa. Quando você baixa e executa o Live Debian, tudo o que você obtém é uma tela de terminal preta localizada no canto superior esquerdo da tela.

Ao contrário das distribuições pré-construídas que vimos antes, o Debian oferece uma experiência mais do tipo faça você mesmo. Você pode escolher os pacotes que deseja instalar, o ambiente de área de trabalho que deseja e quaisquer adições que deseja adicionar ao sistema operacional.

Você pode pensar no Debian como um Android padrão. MIUI, eUI e Samsung UI são desenvolvidos no Android padrão. Essas interfaces de usuário criadas por empresas para seus telefones podem ser comparadas às distribuições Linux baseadas no Debian.

Se você deseja um sistema operacional extremamente estável que deseja construir do zero, o Debian pode para você É um sistema operacional muito estável.

Site: //www.debian.org/

9 – CentOs

CentOS, baseado em Fedora e Red-Hat, cria um sistema de servidor estável que pode ser usado por organizações que desejam uma implementação de servidor poderosa a custo zero.

O CentOS é construído pela comunidade assim como o Fedora e oferece pacotes altamente testados para download. Semelhante ao Debian, é improvável que alguém vá quebrar este sistema operacional porque baixou algo do gerenciador de pacotes.

Se você deseja criar um servidor, mas não deseja usar o gerenciador de pacotes apt, o CentOS é o mais adequado. Como mencionamos, é a distribuição preferida na indústria de hospedagem na web. Não é preferido para usuários domésticos tanto quanto para outros, mas se você pretende executar o serviço nele, pode ser sua primeira escolha.

Site: //www.centos.org/

10 – Kali Linux

Kali Linux não é uma distribuição diária. Em vez disso, Kali se concentra em trabalhar em um ambiente vibrante e persistente com todas as ferramentas que um entusiasta da segurança cibernética deseja.

É muito estável, pois é baseado no Debian.

Se você estiver interessado em segurança cibernética, esta distribuição fornecerá um ambiente completo para esse propósito. Você pode se concentrar em aprender como usar as ferramentas sem se preocupar em configurá-las ou instalá-las.

Site: //www.kali.org/

Conclusão

Como mencionamos anteriormente, não existe uma melhor distribuição. Dizemos isso porque, se você sabe como instalar pacotes usando o gerenciador de pacotes em uma distribuição, pode modificar qualquer distribuição e torná-la semelhante a qualquer outra. A melhor distribuição é aquela que funciona melhor para o seu negócio.

Leia mais:

Linux Mint: Leve, Elegante e Fácil de Usar

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *