O que é Array em Programação?

Começou a estudar e ficou em dúvida sobre array, matrizes e vetores? Não entendeu como funciona ou o que é exatamente? Nesse artigo vamos destrinchar esse conceito.

O que é um Array?

Um array é um matriz em que podemos acessar seus elementos por um índice ou chave. Uma estrutura de dados que permite a declaração de elementos em locais diferentes da memória. Esses elementos podem ser de qualquer tipo string, boolean, integer, float, etc. Assim como seguem os mesmos conceitos das matrizes na matemática.

Todavia a sintaxe varia dependendo de qual linguagem esteja trabalhando. Assim como a forma de inicializar, declarar e visualizar.

Como Declarar

Em suma podemos declarar com o uso de colchetes []. O primeiro elemento não possui índice 1 (um), mas sim 0 (zero). Aliás isso pode causar confusão no início. Já que o primeiro elemento será o índice 0 (zero), o segundo elemento índice 1(um). Mas isso não interfere na contagem do tamanho do array que nesse caso é 2 (dois).

Em conclusão nesse caso o array é de tamanho 2, e seus índices são 0 e 1. Veja os exemplos a seguir para melhor compreensão.

Linguagem C

Na linguagem C a sintaxe fica da seguinte forma:

Tipo nome_array[quantidade_de_elementos];

Exemplo

int media[3] = {5,7,9};

Lembrando que a primeira posição do array, o número 5, possui índice 0 (zero). Por exemplo para fazer referência a determinado elemento, basta usar o nome do array mais sua posição:

media[0] = 5

media[1] = 7

media[2] = 9

Se não forem inicializados todas as posições dos índices, automaticamente eles recebem o valor 0 (zero). Então imaginemos o mesmo exemplo sem a inicialização dos últimos dois índices.

int media[3] = {5,0,0};

Assim caso não seja declarado o tamanho do vetor automaticamente o compilador irá determinar o tamanho baseado na quantidade de elementos.

int media[] = {5,7,9};

Linguagem C#

Uma das principais diferenças na declaração comparada com a linguagem C, é que os colchetes [] devem vir após a declaração do tipo e não após o nome do array. Dessa forma o exemplo anterior ficaria da seguinte forma em Linguagem C#:

int[] media;

Agora então para criar efetivamente o array devemos usar o new:

media = new int [3];

Inicializando o array:

media[0] = 5;

media[1] = 7;

media[2] = 9;

Linguagem PHP

Na Linguagem PHP um array é uma variável em que é possível armazenar vários valores dessa forma montando um mapa ordenado. Cada valor possui a sua chave, ou seja um índice.

Para inicializar usa-se o construtor de linguagem array(). Também é necessário criar uma variável usando $. Não é necessário informar o tipo. Desse modo o exemplo anterior fica da seguinte forma em PHP:

$media = array(5, 7, 9);

O uso de colchetes [] também é permitido:

$media = array[5, 7, 9];

Em resumo as duas formas estão corretas e representam a mesma estrutura.

Em seguida para acessar um valor usa-se o comando echo:

echo $media[0][1][2];

Diferença entre Array, Matriz e Vetor

Um array de uma dimensão é chamado de vetor, já um multidimensional (mais de uma dimensão) é chamado de matriz. Nesse sentido os arrays multidimensionais são chamados de Multi Arrays e seguem o conceito de matriz.

Em resumo os termos vetor, matrizes e array são equivalentes. Assim como o termo arranjo em tradução para o português.

Na prática ao estudar uma linguagem específica fique atento aos termos como são definidos por ela. Já que alguns conceitos podem ter interpretação diferente dependendo da linguagem.

Conclusão

Esse é um dos conceitos mais importantes para a programação afinal. Muito utilizado no dia a dia sobretudo no desenvolvimento de aplicações complexas. Portanto o mercado de trabalho espera que um bom profissional conheça e consiga aplicar em seus projetos.

E aí ficou com alguma dúvida sobre o que é array? Deixe nos comentários suas impressões, dúvidas e sugestões! Até a próxima!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *