O que é Banco de Dados?

O banco de dados é basicamente um método de armazenamento de informações. Pastas que você nomeia e categoriza, arquivos que você coleta em uma pasta, filmes ou música que arquiva em seu computador para arquivos de jogos ou todos os registros, como dados contábeis da empresa, informações de funcionários ou dados de sites, são um grande banco de dados.

A classificação ou pesquisa torna-se mais difícil à medida que o tamanho dos dados digitais aumenta. Portanto, as informações a serem armazenadas são registradas dentro de certas regras por meio de um software de gerenciamento de banco de dados. Todas as operações como localizar, excluir e alterar as pesquisas a serem feitas após o registro também são realizadas por este software.

Num sentido profissional, a base de dados desenhada em relação uma à outra lida com os dados das estruturas institucionais.

O banco de dados, que é a força vital do data center , atinge um valor com os dados que contém. Este valor sobe para níveis mais altos com uso eficiente. Assim, embora as dívidas devidas possam ser pagas dentro do prazo, não há atrasos nas contas a receber ou perda de dados.

Enquanto uma tabela Excel em um computador pessoal funciona como um banco de dados simples, um servidor que hospeda todos os dados de uma grande empresa corporativa é um banco de dados avançado. Bancos de dados extensos são usados com software de gerenciamento de banco de dados (DBMS, Database Management System). Este software pode ser um sistema gratuito de código aberto ou um programa pago.

Programas de banco de dados que trabalham entre o usuário com a linguagem de máquina e gerenciam todos os dados, visando facilidade de uso e segurança. Programas que evitam a perda de dados com gerenciamento de banco de dados garantem a prestação contínua e rápida de serviços públicos e privados.

Histórico do banco de dados

Os sistemas de banco de dados que trazem soluções para a necessidade de armazenamento e acesso à informação nasceram desde os tempos antigos. Mesmo nos primeiros tempos, paredes ou pedras dentro das cavernas eram usadas para transmitir o conhecimento às gerações seguintes. Os escritos, figuras ou fotos aqui gravados serviram de banco de dados, embora primitivos.

Após a invenção do computador, as primeiras bases de dados digitais começaram a aparecer em processo de uso generalizado. A partir da década de 1960, CODASYL, IMS e o banco de dados SABRE da IBM começaram a ser usados. Com a ideia de banco de dados relacional que surgiu em 1970-1972, esse antigo modelo de rede e bancos de dados hierárquicos tornaram-se obsoletos.

Os primeiros exemplos do sistema de banco de dados relacional que começou a se tornar padrão foram Ingres em 1974 e System R em 1977. QUEL, que é a linguagem de consulta de Igres; Ele formou a base de sistemas como MsSQL, Sybase, Britton-Lee. Linguagem de consulta do System R SEQUEL tem sido a fonte para tipos de banco de dados avançados como SQL, Allbase, Oracle.

Enquanto a linguagem de consulta SQL se tornou um padrão em 1980, a empresa IBM ofereceu novos produtos como PARADOX, RBASE, WATCOM SQL para usuários no escopo do banco de dados DB2. No início dos anos 1990, empresas que ofereciam ferramentas como Oracle Developer, PowerBuilder, VB também desenvolviam produtos como ODBC, Excel ou Access para o uso diário.

Depois de meados da década de 1990, o lugar da Internet em nossas vidas aumentou e os bancos de dados de acesso remoto vieram à tona. Sistemas como CGI, GCC, MySQL ou Apache desenvolvidos neste contexto também abriram caminho para o comércio pela Internet. Desde 2000, grandes empresas como Oracle, IBM e Microsoft continuam a desenvolver produtos.

Bancos de dados mais usados

Embora muitos produtos de banco de dados tenham sido desenvolvidos com a tecnologia atual, alguns são mais preferidos. Além de ser um dos amplamente utilizados sistemas de gerenciamento de banco de dados , sistemas , tais como MySQL, PostgreSQL, MS SQL Server, SQLite, IBM DB2, Microsoft Access, BerkeleyDB, Informix também são muito populares.

O que é importante no gerenciamento de banco de dados?

Para gerenciamento de banco de dados, em primeiro lugar, os dados reais devem ser obtidos corretamente. A capacidade do sistema de produzir resultados úteis e precisos depende do registro completo e oportuno desses dados. Uma segunda questão fundamental é o backup de dados. É importante fazer backup simultâneo e contínuo dos dados categorizados com cuidado.

Como resultado de um desenho profissional, as consultas são facilitadas entre os dados classificados de acordo com uma determinada regra. Alcançar os dados desejados rapidamente também aumenta a qualidade do serviço. O banco de dados, que é preparado contra possíveis cenários de desastre com backup, torna-se a fonte de serviço ininterrupto.

O sistema de gerenciamento de banco de dados executa processos como criação, atualização e gerenciamento de dados. É necessário escolher o sistema de acordo com as necessidades. Devem ser avaliados muitos fatores, como o tamanho da organização onde o banco de dados será usado, o custo do software, se ele requer licenças adicionais e o tipo de sistema operacional em que será executado. Além disso, os recursos e capacidades adicionais detalhados do software devem ser examinados cuidadosamente.

Uma organização de médio porte pode escolher um software de gerenciamento de banco de dados de código aberto com o sistema operacional Linux . Assim, a contribuição pode ser feita para o orçamento reduzindo despesas da empresa. No entanto, o software pago com suporte técnico deve ser preferido em estruturas corporativas maiores. Atualizações, opções de manutenção ou suporte técnico de sistemas profissionais pagos podem ser muito mais vantajosas.

Quais são as diferenças entre SQL, MySQL e MsSQL?

Ao contrário da crença popular, SQL (Structured Query Language) não é um software, mas uma linguagem de consulta avançada. Os programas de banco de dados MySQL e MsSQL funcionam com sublinguagem SQL. MySQL é um software de gerenciamento de banco de dados de código aberto. MsSQL é um produto de gerenciamento de banco de dados pago desenvolvido pela Microsoft.

Banco de dados MySQL

O MySQL, um dos mais populares sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional, destaca-se pela facilidade de uso. O software pode ser usado com a maioria dos sistemas operacionais como Linux, Windows, Unix e OS / 2. MySQL, um sistema de gerenciamento de banco de dados flexível, confiável e rápido, é preferido especialmente em servidores web com linguagens de programação web como ASP ou PHP.

MySQL, um software de gerenciamento de banco de dados de código aberto, executa todas as operações necessárias, como processamento, armazenamento, classificação ou alteração de dados. O software, que é projetado de acordo com os idiomas e alfabetos em todo o mundo, oferece uma grande vantagem com seu forte suporte a conjuntos de caracteres.

O MySQL, que possui capacidade de pesquisa interna avançada, fornece acesso fácil aos detalhes no banco de dados com a tecnologia de mecanismo MyISAM. O software, que também possui recurso de cache de consulta, produz resultados muito mais rápidos com menos consumo de recursos, pois salva consultas anteriores.

Além disso, foi desenvolvida uma interface com MySQL, que as empresas de hospedagem geralmente preferem em seus servidores web. Graças à interface chamada phpmyAdmin aberta a partir do navegador da web, o trabalho do usuário final é muito fácil. Os usuários podem visualizar diretamente as tabelas e colunas do banco de dados que desejam de qualquer lugar com uma rede de Internet e usá-los com comandos de consulta simples.

Banco de dados MsSQL

MsSQL , que significa Microsoft Structured Query Language Server, é um software de gerenciamento de banco de dados amplamente usado no sentido corporativo. O software que funciona com a lógica do banco de dados relacional garante que os dados sejam armazenados com segurança. O MsSQL executado em servidores baseados no Microsoft Windows permite que os usuários executem várias operações, como registro de dados, indexação, consulta ou geração de relatórios .

Como um software de gerenciamento de banco de dados profissional, ele oferece compatibilidade total com linguagens de programação como MsSQL, .NET ou ASP. O software atende à necessidade de criar bancos de dados para sites criados com esses idiomas ou diferentes softwares baseados na web. O MsSQL, que pode ser usado no computador local, também pode ser executado em servidores remotos.

O MsSQL instalado nos servidores remotos das empresas de hospedagem pode ser acessado de qualquer lugar com uma rede de internet, assim como o MySQL. Para isso, utiliza-se o aplicativo Microsoft SQL Management Studio instalado no computador. O programa MsSQL, que trabalha com comandos adequados à sua própria estrutura, ganhou grande confiança com o forte apoio da Microsoft.

Leia mais:

O que é .NET Framework Microsoft?

O que é um Webmaster? O que faz?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *