O que é Data Mart? Entenda o Conceito, Características e Como Implantar

Um Data Mart bem estruturado e modelado para atender as necessidades de informações de uma empresa é peça fundamental do processo de Business Intelligence (BI). Nesse artigo você vai entender o que é Data Mart, seus conceitos e como é constituído.

Data Mart é um repositório de dados de um tema ou área específica. O conjunto de vários Data Marts formam um Data Warehouse. Ou seja um Data Warehouse (DW) é formado por vários sub-conjuntos de Data Marts (DM).

Um Data Warehouse (DW) pode ser entendido como um armazém de dados que concentra uma grande quantidade de dados e serve de suporte para tomada de decisões gerenciais.

Portanto uma das principais diferenças entre um Data Warehouse (DW) e um Data Mart (DM) é o volume de dados. A tecnologia usada nos dois é a mesma. Por isso é tão comum haver um pouco de confusão na hora de entender esses dois temas distintos mas intrinsecamente ligados.

Os usuários de um DM apenas realizam consulta e não podem realizar lançamentos e atualizações.

Com o conceito de Data Mart por si só já conseguimos ter uma boa noção da forma como é utilizado quando já pronto. Mas o processo de criação pode variar dependendo de como estão distribuídas as informações na empresa.

Qual a melhor maneira de implantar um Data Mart?

Existem algumas formas interessantes para a etapa de implantação de um DM. Existem basicamente duas formas de criação de DM: 

A primeira delas é a Botton-up. Nela durante o processo de criação do DM as informações são coletadas diretamente em Sistemas de Suporte Operacional, que são sistemas que armazenam dados das transações diárias da empresa, os chamados Sistemas de Processamento de Transação (SPTs). Eles mantém dados comuns como controle de vendas e estoque, logística, contas a pagar e receber, tarefas do dia a dia que precisam de automação para entrada, processamento e registro de maneira confiável.

A outra forma é a Top-down onde os dados são coletados de um DW já constituído. É desmembrado um subconjunto do DW e formado o novo DM. No entanto como pode-se imaginar essa opção só é possível se já houver tal estrutura.

Certamente a decisão sobre o uso de um DM deve ser considerada pensando nas estruturas já existentes na organização.

Etapas de Desenvolvimento de Data Mart

A primeira etapa é o Planejamento onde é determinada a demanda. A definição do escopo inicial necessita de encontros com os usuários do sistemas. Sobretudo fazendo entrevistas para levantamento de requisitos e prazos. Após o levantamento dessas informações é definida a infra-estrutura de hardware e software.

Com o plano definido também devem ser determinada os períodos de revisões. Após a conclusão de cada fase deve ser feita uma revisão geral do que já foi implementado e do que precisa ser revisto. E assim se repete até a conclusão do processo.

Business Intelligence (BI) e Data Mart

Um DM é capaz de dar suporte ao Business Intelligence pois fornece informações de forma estruturada e precisamente específicas sobre um setor da empresa.

Com vários dados disponíveis é possível traçar padrões e tendências de mercado que de forma simplesmente intuitiva não seria possível. E por fim concluir ou não sobre a viabilidade de um negócio.

Exemplo

O setor de vendas deve decidir sobre a viabilidade de um novo produto lançado no mercado. Primeiramente ficou definido que durante um prazo o produto seria revisto e se não obtivesse resultado iria ser retirado do mercado.

A gerência visualiza os dados disponíveis no DM e faz a decisão baseada em dados concretos, sem subjetividades ou apego emocional ao produto. Assim a principal função do DM ao Business Intelligence foi cumprida.

Entender o que é Data Mart e diferenciá-lo de um DW é fundamental para quem busca crescer o seu negócio baseado em dados e relatórios.

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