O que é Hardware e Software

Está em dúvida sobre o que é Hardware e Software? O que significa cada palavra? Nesse artigo vamos esclarecer suas dúvidas sobre esses termos.

No mundo da informática temos que lidar com vários termos em inglês. Alguns deles formam aportuguesados. Já outros são usados em sua forma original.

Diferença entre Hardware e Software

O Hardware é a parte física do computador. Já Software são os programas e aplicativo. Tudo aquilo que não podemos tocar. Existe uma expressão que diz “tudo que podemos chutar é hardware e o que apenas podemos reclamar é software”.

O Hardware é formado por monitor, teclado, mouse, processador, disco rígido todas essas partes tangíveis. O mesmo vale para dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks. Numa tradução para o português seria algo como equipamento.

O Software são programas como Word, Excel, antivírus,navegadores e editores de vídeos bem como os sistemas operacionais como Windows, Linux e macOS. Nos dispositivos mobile todos os aplicativos como jogos, editores de fotos e o Sistema Android por exemplo.

É na etapa de desenvolvimento de software que ocorre a programação de computadores. Que nada mais é do que o uso de uma série de instruções lógicas com o objetivo do computador realizar aquilo que deseja o programador. 

Todavia todos os softwares são desenvolvidos utilizando alguma Linguagem de Programação. Que em outras palavras são comandos que o computador entende e interpreta. Ou seja essa parte geralmente não é visível ao usuário. Ele apenas vê o resultado final com o design já pronto. Além disso são realizados vários testes para assegurar as funcionalidades dos programas. 

Softwares de Sistemas vs Softwares Aplicativos

Diferentemente do hardware que é visível fisicamente para o usuário.

Existem diferentes tipos de software:

Softwares de Sistemas como firmware, drivers e o próprio sistema operacional. São os softwares que enviam códigos binários ao hardware.

Softwares Aplicativos são executados “em cima” do sistema operacional. Portanto deste modo os usuários podem executar tarefas mais facilmente sem saber programação.

Hardware: dispositivos de entrada e saída

Os dispositivos de entrada são aqueles em que o usuário pode inserir dados como teclados e telas touchscreen. Em síntese eles enviam as informações inseridas pelo usuário.

Em contrapartida os dispositivos de saída são aqueles em que a informação fica visível ao usuário. Por exemplo monitores e impressoras. 

Alguns equipamentos possuem as características de entrada e saída de informações. E não se encaixa apenas em uma categoria. É o caso das telas touchscreen, impressoras multi-funcionais (que scaneiam e imprimem), os próprios smartphones, são os chamados de dispositivos hídridos.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *