O que é .NET Framework Microsoft?

O .NET framework é uma plataforma criada pela Microsoft e consiste em um ambiente para gerenciamento de aplicativos.  Sua pronúncia é “dot net”. Ele possui serviços para os aplicativos que estão em execução. 

Entre esses serviços estão por exemplo:

  • definições dos tipos básico definidos por um Common Type System para as linguagens suportadas pelo .NET Framework, 
  • gerenciamento de memória em aplicativos,
  • extensa biblioteca de classes,  
  • compatibilidade de versões anteriores, 
  • multiplataforma, 

É formado pelo CLR (Common Language Runtime) e pela biblioteca de classes.

Entre os serviços oferecidos pelo CLR (Common Language Runtime) estão: gerenciamento de memória e tempo de execução, 

Como Funciona

O compilador gera um código intermediário no Common Intermediate Language (CIL) que é compilado pelo Common Language Runtime no tempo de execução. Assim qualquer linguagem suportada pelo .net pode ser usada para o desenvolvimento. E posteriormente se necessário pode-se usar outra linguagem para desenvolver novas funcionalidades. Nesse sentido é multilinguagem.

Enfim esse processo é chamado Interoperabilidade. Várias linguagens conseguem acessar o Common Intermediate Language (CIL) e dessa forma tornar o código funcional mesmo em escrito outra linguagem de programação que não seja a original.

Funciona mais ou menos como a Máquina Virtual do Java (JVM) onde é necessário a instalação para funcionar. Utilizando os chamados bytecodes. Nesse caso esse arquivo intermediário chama-se Assembly.

Breve história

A Microsoft desenvolveu a plataforma com o intuito de criar uma ambiente único e estável para execução de aplicações.

Inicialmente a Microsoft tentou utilizar a Linguagem Java para tentar resolver os problemas com compatibilidade. A Microsoft firmou um acordo com a Sun Microsystem, responsável pela linguagem Java a época, antes de ser adquirida pela Oracle. Com o acordo a empresa passou a utilizar Java, no entanto surgiram problemas de compatibilidade com as bibliotecas que já existentes. 

Para resolver esse problema a Microsoft cria sua própria implementação Java e assim surgiu o Visual J++, que utilizava a plataforma Microsoft Java Machine. 

A empresa teve problemas judiciais pois o J++ não funcionava na plataforma Java. Isso violava o licenciamento firmado pelo contrato. Posteriormente a questão foi resolvida e substituída pela Linguagem J#.

A Microsoft decide investir numa plataforma própria e independente e assim surge a .NET Framework. Visando entre outros objetivos a independência de bibliotecas e APIs.

A empresa decide iniciar o projeto de uma nova linguagem de programação a  COOL (C-like Object Oriented Language), baseado em outras linguagens como C, C++, Java, Delphi, SmallTalk e Visual Basic. Esse projeto deu origem a Linguagem C# (C-Sharp).

Assim o Framework .NET surge no mercado em 2002.

Linguagens de Programação Suportadas

Algumas linguagens de Programação que podem ser Utilizadas na Plataforma .NET a saber: 

  • C# ,
  • C++, 
  • Visual Basic, 
  • F#, 
  • Delphi, ,
  • J#

Como instalar .NET Framework?

Geralmente o .NET Framework já vem instalado com o Sistema Operacional Windows, mas pode ser necessário atualizar, aliás o .NET Framework faz parte do sistema operacional a partir do Windows 8 . Visando não ocorrer conflitos entre as versões, elas são compatíveis entre si. Assim várias versões diferentes podem estar instaladas no mesmo sistema operacional, e não é necessário desinstalar a anterior para instalar a mais recentes. Inclusive algumas aplicações podem usar uma versão mais antiga e se for desinstalada pode tornar a aplicação inoperável.

Para verificar se já possui instalado vá no “Painel de Controle” clique em “Programas”, verifique na lista se ele se encontra entre os programas instalados.

Para conferir qual a versão instalada em seu computador verifique no Windows Update.

Caso não possua você pode baixar diretamente no Site da Microsoft.

Como desinstalar o .NET Framework

No “Painel de Controle” vá em “Programas”, depois “Desinstalar um programa”, será carregada uma lista de todos os programas instalados, visualize o .NET Framework selecione e depois clique em “Desinstalar/Alterar”, será exibida uma janela de confirmação clique em “Avançar” até concluir o processo.

Principais Vantagens e Desvantagens 

Vantagens

  • Orientação a objetos;
  • diminui conflitos de versionamento;
  • melhorar desempenho, 
  • Suporte a várias linguagens de programação (multilinguagem).

Desvantagens

  • Pode ser pesado dependendo do hardware utilizado;
  • Ocupa um espaço significativo de armazenamento.

.NET Core

Para Linux e macOS além do próprio Windows, foi criado o .NET Core. Um projeto de código aberto open source a princípio mantido pela .NET Foundation e Microsoft. 

Lançado em 2016 com suporte as Linguagens C#, F# e Visual Basic .NET de forma parcial. 

A Microsoft anunciou que pretende unificar o .NET Framework e o .NET Core. O .NET Framework será descontinuado e o .NET Core será rebatizado para apenas .NET. 

A primeira versão após a mudança será a .NET 5.

.NET Compact Framework

O .NET Compact Framework foi uma versão criada para dispositivos móveis baseado no Windows CE com bibliotecas ou coleção de classes (Class Library) menores pensadas para ocupar menos espaço.

 Nele os códigos são executados por um Compilador JIT (Just In Time) visando portanto maximizar o uso do hardware. Essa versão também possui o  CLR (Common Language Runtime). O Compilador JIT permite otimização do uso de memória e bem como aumento do poder de processamento. 

Em suma possui as mesmas vantagens do original como uso de várias linguagens como C# e VB.NET. Sua última versão foi a .NET Compact Framework 3.7 lançada em 2009.

Algumas Bibliotecas de classes do .NET Framework (Class Library)

Como já mencionado a plataforma possui ampla variedade de bibliotecas para as tarefas como por exemplo conexão com banco de dados. Entre as mais usadas estão:

  • ASP.NET: é uma biblioteca para aplicativos Web
  • ADO.NET: biblioteca para acesso a dados
  • Windows Presentation Foundation: biblioteca para aplicativos da área de trabalho.

Visual Studio: Ambiente Único para Desenvolvimento da Microsoft

Se você se interessou por essa tecnologia e deseja criar aplicativos para Windows a IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) Visual Studio decerto é uma excelente alternativa. Todavia com ela também é possível o desenvolvimento de aplicações web e para dispositivos móveis. 

O software está disponível também para Android, iOS, macOS. Além disso é possível o desenvolvimento para sistemas operacionais com arquitetura x86 (32-bits) e x64 (64 bits).

O software é proprietário mas a versão Microsoft Visual Studio Community é gratuita e possui muitas funcionalidades. Além dessa edição grátis existem as pagas: Professional e Enterprise. Veja as diferenças de cada uma

  • Visual Studio Professional é destinado sobretudo a programadores profissionais para desenvolvimento sozinho ou com pequenas equipes. Possui recursos como o CodeLens com a finalidade de aumento de produtividade.
  • Visual Studio Enterprise para grandes empresas com grandes equipes e projetos. Uma vez que possui recursos como IntelliTest e Live Unit Testing para automação de testes.

A última versão lançada é a Visual Studio 2019. Com ele aliás é possível inclusive a criação de programas para Linux em linguagem C++. Além disso também o gerenciamento de desenvolvimento usando o GIT.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *