O que é PHP? Conheça a linguagem para desenvolvimento web

Para quem decidiu desenvolver na área de programação, é importante escolher por qual linguagem começar.

Para quem já tem alguma experiência, é interessante saber qual a linguagem de programação mais adequada para agregar às suas habilidades.

Vários estudos foram conduzidos sobre as linguagens de programação mais populares no Brasil e é interessante que nos últimos 5 anos as tendências se mantiveram em geral.

PHP está sempre presente nas 5 linguagens de programação mais populares em nosso mercado. É por isso que um grande número de programadores novatos o utiliza como um primeiro passo em seu desenvolvimento profissional.

Algumas das perguntas importantes que todos fazem são o quão fácil é aprender PHP e qual é a implementação depois disso. A resposta curta é que PHP é relativamente fácil de aprender e é considerada uma das linguagens de programação mais fáceis, embora tenha suas peculiaridades em sua aplicação. Para se ter uma ideia mais clara de por que o PHP é uma boa escolha para quem decidiu seguir a carreira de programação, é bom conhecer sua natureza e abrangência, bem como as oportunidades que oferece.

O que é PHP?

PHP é uma linguagem de programação web muito popular e bastante utilizada, embora não seja universal. Ele é usado para desenvolvimento de servidor, popular para back-end ou em outras palavras, é a linguagem para escrever aplicativos e serviços web.

PHP é uma linguagem de script de código aberto fácil de aprender. Embora seja usado principalmente para projetos menores, ele dirige uma grande parte dos sites da Internet. É mais comum entre sistemas web como WordPress, Drupal, Magento, OpenCart e é usado para dar suporte a lojas, blogs, fóruns ou outro software web. PHP é usado na maioria dos sistemas operacionais, como GNU / Linux, UNIX, Mac OS X, Windows, e os desenvolvedores de PHP trabalham com bancos de dados modernos como MySQL, MariaDB, Oracle e outros.

No geral, o PHP pode ser uma escolha muito boa como ponto de partida para aprender uma linguagem de programação, especialmente se você tiver como alvo a programação da web, já que é usado apenas para isso. PHP é uma boa adição para os desenvolvedores que já conhecem HTML e CSS e gostariam de atualizar seus conhecimentos.

Desenvolvimento do PHP ao longo dos anos

No início, o PHP era usado principalmente para criar páginas da web dinâmicas. É considerada uma linguagem de script simples que é orientada por procedimentos. Por ser fácil de aprender e implementar, com o tempo, ela se estabeleceu como uma linguagem líder para o desenvolvimento de servidores web. Em seu apogeu, o PHP foi usado para conduzir metade dos sites do mundo, principalmente relacionados a plataformas de e-commerce como WordPress, Magento, Joomla. De acordo com pesquisas mais recentes, em 2017 o PHP alimentou 37% dos principais sites da Internet.

No início do seu desenvolvimento, os usuários de PHP encontraram uma série de dificuldades relacionadas à manutenção do código, falta de padrões, arquivos espalhados aleatoriamente e problemas com projetos maiores, razão pela qual a linguagem não foi considerada a mais funcional.

Com o desenvolvimento de novas versões e a introdução do PHP 7 e PHP 7.1, esses erros foram eliminados e a linguagem se tornou moderna e orientada a objetos. Sob a influência do Java, o PHP agora suporta paradigmas para interfaces, objetos, encapsulamento, polimorfismo, etc., e as versões mais recentes permitem a digitação de dados e maior flexibilidade por meio da programação funcional.

PHP é atualmente usado para criar projetos da web de alta qualidade e é comparável às principais linguagens de programação do lado do servidor, como Java e C #.

Por que programar em PHP?

Existem vários motivos para começar a programar com PHP. Um dos mais importantes é que atualmente existe uma grande demanda por desenvolvedores PHP no Brasil e esta é uma grande oportunidade para quem está começando a lidar com programação.

Existem mais alguns fatos interessantes sobre PHP que farão você se perguntar se essa não é realmente a linguagem de programação em que você deve se concentrar:

•         Bom salário inicial para um desenvolvedor PHP sem experiência

•         PHP e MySQL são uma das tecnologias mais populares no Brasil

•         Mais de 5 milhões de programadores em todo o mundo usam PHP como linguagem de programação

•         Quase 1/3 dos sites são movidos por tecnologias PHP

•         PHP é a linguagem usada para desenvolvimento de aplicativos da web e desenvolvimento de servidores da web (sistemas back-end)

Como aprendo a programar em PHP?

Já mencionamos que programar em PHP é relativamente fácil e essa linguagem pode ser escolhida tanto por programadores iniciantes quanto por aqueles que desejam continuar atualizando seus conhecimentos.

Existem várias maneiras de aprender esta linguagem de programação:

•         Autoaprendizagem através de informações na Internet – este método seria mais adequado para pessoas com experiência significativa em programação. Não seria muito aconselhável para iniciantes, porque eles terão que peneirar as informações úteis com muita frequência das dicas imprecisas que são encontradas na web.

•         Aprender com a ajuda de livros – esta opção também é a melhor opção para quem já tem experiência na área, porém, com mais motivação, todos poderão alcançar bons resultados.

•         Cursos de programação PHP – em geral, esta é a melhor opção tanto para iniciantes em programação quanto para quem deseja atualizar seus conhecimentos. O curso de programação PHP combina treinamento teórico e prático, o que o torna significativamente mais eficaz e frequentemente diminui o tempo de treinamento. A oportunidade de trabalhar em pequenos grupos dá ao aluno maior acesso ao conhecimento e mais oportunidade de se comunicar com o palestrante e também com outros participantes.

Como se tornar um programador PHP?

Para começar a trabalhar como programador, independentemente da linguagem que você usa, você precisa de várias habilidades importantes:

•         Aprender a escrever código – como usar variáveis, funções, como lidar com dados, matrizes e listas são algumas das habilidades básicas que você precisa aprender

•         Ter pensamento lógico / algorítmico / matemático – você pode desenvolvê-lo resolvendo problemas de programação. Em geral, a capacidade de resolver problemas é vital para um programador de sucesso. O conhecimento de matemática e física é útil para o desenvolvimento desse tipo de pensamento.

•         Adquirir conhecimentos básicos sobre a profissão de programador – o que são bases de dados, engenharia de software, programação de redes; quais são as principais tecnologias web e tipos de programação.

•         Aprender linguagens de programação e tecnologias de software – este é o estágio em que você pode determinar a direção de seu desenvolvimento. Para se tornar um programador de PHP você precisa dominar esta linguagem, junto com outras tecnologias necessárias que lhe permitirão melhorar o desenvolvimento de servidores web.

PHP é uma linguagem bastante popular e procurada nos círculos de tecnologia da informação. Programar em PHP é relativamente fácil e dominá-lo não requer muito investimento de tempo. Um curso de 2 meses seria suficiente para um programador iniciante dominar o básico da programação PHP e iniciar o desenvolvimento de sua carreira nessa direção.

Leia mais:

Como Aprender a Programar Sozinho – Guia Completo

O que é Array em Programação?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *