O que é Spam?

O spam é uma prática comum na internet. É provável que você já tenha recebido em algum momento. Quem nunca recebeu aquele email que foi direto para a caixa de spam? Aquelas mensagens chatas com conteúdo genérico que são enviadas em massa para vários usuários?! Mas o que é spam exatamente?

Como classificamos uma mensagem desse tipo? Qualquer mensagem indesejada pode ser considerada como um?

O Spam é uma mensagem publicitária que é enviada de forma massiva e sem a permissão do usuário. 

É comum o uso em comentários em sites e blogs a fim de divulgar algum produto. Da mesma forma seu uso ocorre em outras redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp, as mensagens geralmente são invasivas e tentam persuadir.

Desse modo as pessoas se sentem incomodadas por nunca terem se cadastrado para receber aquela mensagem e continuarem recebendo as vezes várias vezes ao dia.

A disparada de spam é realizada pelos chamados spammers, isto é, pessoas especializadas em coletar dados de terceiros não autorizados e disparar as mensagens de spam.

O envio das chamadas correntes também pode ocorrer por meio de spam. As correntes são mensagens que você deve enviar para um número X de pessoas para em seguida obter determinado benefício/objetivo. Por exemplo mensagens religiosas para obter uma graça, simpatias, etc.

Fique atento pois várias dessas mensagens são criminosas ou contém vírus ou outras ameaças virtuais. Sobretudo aquelas que solicitam dados pessoais e contém promoções extravagantes. Assim não forneça informações confidenciais como números de documentos, dados bancários, número de cartão de crédito para desconhecidos e plataformas não oficiais. 

Se desconfia de determinada mensagem, pesquise por ela na Internet. Vários golpes ficaram conhecidas pelo mundo a fora que começavam com o envio de um e-mail fazendo uma oferta irrecusável.

Como uma pessoa que precisa receber uma herança, mas não possui certa quantia em dinheiro para pagar taxas adicionais. Desconfie sempre que alguém desconhecido pedir dinheiro a você na Internet!

Tenha sempre um antivírus atualizado em sua máquina para proteger das ameaças virtuais.

O que é caixa de spam?

A caixa de spam é uma divisão da caixa de email principal com a finalidade de separar automaticamente aquelas mensagens com comportamento malicioso. Ou seja separar de seus emails de contatos e emails que já foram verificados.

História do Spam

A primeira mensagem disparada sem a ciência dos usuários aconteceu ainda muito antes da propagação da internet. No ano de 1978 uma mensagem publicitaria, dirigida a poucas pessoas nos padrões atuais, apenas 400 pessoas.

O gerente de marketing Gary Thuerk é assim considerado o primeiro spammer. No fatídico dia de 3 de maio de 1978 enquanto trabalhava para a Companhia DEC (que hoje nem existe mais, mas será para sempre lembrada na história) enviou o primeira mensagem de spam por e-mail.

Qual era seu conteúdo?

Uma tentativa de venda dos computadores mainframe da família DECSYSTEM-20. Gary conseguiu alguma vendas e muitas pessoas irritadas com sua ação.

Agora que você já sabe o que é spam, deixe seu comentário contanto como você lida com essa prática no dia a dia. Até a próxima!

Veja mais:

Os melhores antivírus gratuitos de 2020

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *