O que é Tecnologia Social?

A tecnologia social é formada por um conjunto de técnicas e conhecimentos que produzem ferramentas e metodologias de baixo custo visando favorecer principalmente  populações que não tem acesso ao básico para sua subsistência como saúde, educação, saneamento básico, alimentação balanceada, habitação, energia e direitos.

Certamente traçar um conceito exato é complexo. Pois envolve várias características e conceitos existentes, abranger todos esses aspectos é uma tarefa difícil. 

Assim sendo essas tecnologias devem beneficiar a comunidade como um todo. Além disso trazer melhorias e qualidade de vida. Já que o seu principal objetivo é o desenvolvimento social atrelado ao conhecimento científico.

E por consequência visa resolver um problema social. Enquanto cria novos bens ou serviços. A atenção regionalizada como Sistemas locais de desenvolvimento, incubadoras tecnológicas e cooperativas de catadores para reciclagem, criação de bens de consumo com matéria prima reaproveitada. Pode tanto ser algo intangível como um serviço oferecido, como um bem palpável.

A Tecnologia Social no Brasil

Por ser um país com grandes desigualdades o Brasil se beneficia muito com o uso da tecnologia social. 

Então no contexto sociedade brasileira fica claro a necessidade da criação e implementação de políticas públicas de divulgação e ampliação de tecnologias sociais  em situações de vulnerabilidade de populações. Além disso a diminuição das desigualdades sociais e superação da pobreza.

Técnicas de uso popular como a medicina popular também pode ser considerado uma técnica. Uso de chás e ervas com poder medicinal comprovados cientificamente.

Para a criação dessas possibilidades são necessárias a criação de incentivos como financiamentos com taxas de juros reduzidos, microcrédito, parcerias com empresas privadas e entidades do terceiro setor, e parcerias para fornecer pessoal qualificado para trabalhar. Além é claro de programas de voluntariado.

As cooperativas são uma oportunidade de expansão de acesso as inovações.

Exemplos de Tecnologia Social

  • Técnicas para Agricultura Familiar
  • Cisternas
  • Fossa Séptica Biodigestora
  • Aquecedor Solar
  • Soro Caseiro
  • Ambientes para Aprendizado Online
  • Biotecnologia
  • Jogos Educativos
  • Metodologias e Ferramentas Didáticas 
  • Programas de Inclusão Digital
  • Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional
  • Ferramentas e Programas de Inclusão de Pessoas com Deficiência
  • Programas de Incentivo a Prática Esportiva

Essas iniciativas podem ser de qualquer área como saúde, meio ambiente e sustentabilidade,diversidade água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, direitos e cidadania, inclusão, acessibilidade, cultura, Preservação da Memória Cultural,  Políticas Públicas, entre outras. 

O trabalho de ONGs é muito importante para a ampliação da oferta dessas oportunidades. As ONGs muitas vezes chega onde o poder público não possui uma política de integração dessa população carente.

Desafios da Tecnologia Convencional

A tecnologia convencional se preocupa muito com o desenvolvimento científico. E por vezes, por depender de empresas privadas e do mercado de consumo, ela se torna restrita a um público com poder de compra. 

Não raro corporações querem o controle dos meios de produção, registro de patentes, visando ser o único produtor de tal produto.

A tecnologia social por sua vez está preocupada com o bem estar e favorecer o acesso daqueles que muitas vezes não trarão lucro. Já que visa a o barateamento e a produção em larga escala.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Leia mais:

Como Funciona a Tecnologia 5G?

O que faz um Analista de Sistemas?

O que é x86 ou x64 no Windows? Saiba qual o seu!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *