O que é Tecnologia Social?
A tecnologia social é formada por um conjunto de técnicas e conhecimentos que produzem ferramentas e metodologias de baixo custo visando favorecer principalmente populações que não tem acesso ao básico para sua subsistência como saúde, educação, saneamento básico, alimentação balanceada, habitação, energia e direitos.
Certamente traçar um conceito exato é complexo. Pois envolve várias características e conceitos existentes, abranger todos esses aspectos é uma tarefa difícil.
Assim sendo essas tecnologias devem beneficiar a comunidade como um todo. Além disso trazer melhorias e qualidade de vida. Já que o seu principal objetivo é o desenvolvimento social atrelado ao conhecimento científico.
E por consequência visa resolver um problema social. Enquanto cria novos bens ou serviços. A atenção regionalizada como Sistemas locais de desenvolvimento, incubadoras tecnológicas e cooperativas de catadores para reciclagem, criação de bens de consumo com matéria prima reaproveitada. Pode tanto ser algo intangível como um serviço oferecido, como um bem palpável.
A Tecnologia Social no Brasil
Por ser um país com grandes desigualdades o Brasil se beneficia muito com o uso da tecnologia social.
Então no contexto sociedade brasileira fica claro a necessidade da criação e implementação de políticas públicas de divulgação e ampliação de tecnologias sociais em situações de vulnerabilidade de populações. Além disso a diminuição das desigualdades sociais e superação da pobreza.
Técnicas de uso popular como a medicina popular também pode ser considerado uma técnica. Uso de chás e ervas com poder medicinal comprovados cientificamente.
Para a criação dessas possibilidades são necessárias a criação de incentivos como financiamentos com taxas de juros reduzidos, microcrédito, parcerias com empresas privadas e entidades do terceiro setor, e parcerias para fornecer pessoal qualificado para trabalhar. Além é claro de programas de voluntariado.
As cooperativas são uma oportunidade de expansão de acesso as inovações.
Exemplos de Tecnologia Social
- Técnicas para Agricultura Familiar
- Cisternas
- Fossa Séptica Biodigestora
- Aquecedor Solar
- Soro Caseiro
- Ambientes para Aprendizado Online
- Biotecnologia
- Jogos Educativos
- Metodologias e Ferramentas Didáticas
- Programas de Inclusão Digital
- Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional
- Ferramentas e Programas de Inclusão de Pessoas com Deficiência
- Programas de Incentivo a Prática Esportiva
Essas iniciativas podem ser de qualquer área como saúde, meio ambiente e sustentabilidade,diversidade água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, direitos e cidadania, inclusão, acessibilidade, cultura, Preservação da Memória Cultural, Políticas Públicas, entre outras.
O trabalho de ONGs é muito importante para a ampliação da oferta dessas oportunidades. As ONGs muitas vezes chega onde o poder público não possui uma política de integração dessa população carente.
Desafios da Tecnologia Convencional
A tecnologia convencional se preocupa muito com o desenvolvimento científico. E por vezes, por depender de empresas privadas e do mercado de consumo, ela se torna restrita a um público com poder de compra.
Não raro corporações querem o controle dos meios de produção, registro de patentes, visando ser o único produtor de tal produto.
A tecnologia social por sua vez está preocupada com o bem estar e favorecer o acesso daqueles que muitas vezes não trarão lucro. Já que visa a o barateamento e a produção em larga escala.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário!
Leia mais:
Como Funciona a Tecnologia 5G?