O que é TI? Saiba o Conceito e Definição

Se deparou com essa sigla e não faz ideia do que significa? O que é TI? É o que explicaremos nesse artigo!

A sigla TI significa Tecnologia da Informação. Esse termo representa um amplo conjunto de conhecimentos e implementações desenvolvidas pelo ser humano. 

Traçar uma definição para o conceito de tecnologia da Informação é complexo pois  envolve várias áreas do conhecimento e diversas especializações profissionais.

O termo está intrinsecamente ligado a informática e computação. E em resumo pode ser entendido como o conjunto de tecnologias e soluções para atingir um objetivo principalmente no meio corporativo, como a coleta de dados brutos e a posterior transformação em informação (dados tratados). Mas não se resumindo a apenas isso.

Existem diversos sistemas que realizam essas tarefas. Coletar dados diários produzidos pelas empresas e em seguida transformar em informações importantes para a tomada de decisão. 

No passado era comum o departamento de tecnologia da informação ser composto apenas por uma pessoa que criava planilhas e utilizava programas para gerenciamento de informação. O que de fato ainda é comum em empresas pequenas. E até mesmo empresas de médio porte. 

Entretanto para a efetiva utilização da tecnologia da informação em seu potencial máximo é importante a transformação dessa mentalidade. O aumento da agilidade de processos internos da empresa, melhoria do uso de recursos disponíveis, tomadas de decisão utilizando as ferramentas certas e não apenas a opinião do gestor, segurança dos dados sensíveis da empresa, aumento de produtividade de todos os setores da empresas são algumas das possibilidades com o uso correto da TI. 

História

O surgimento da Tecnologia da Informação remonta a criação dos computadores. O que antes era realizado principalmente de forma datilografada agora poderia ser feito através do computador. 

Dessa forma surge o Processamento de Dados a técnica que consiste em ordenar informações coletadas e agrupar conforme desejado. A automatização de processos que anteriormente eram manuais trouxeram um aumento de produtividade. Com isso o investimento em computadores cada vez mais rápidos e modernos se tornou uma realidade para as empresas. 

Os Mainframes, gigantes computadores  dedicados ao processamento em massa de grandes volumes de dados, dominavam o mercado. 

Nesse período que se consolidou principalmente nas década de 60 mudou a mentalidade do mundo corporativo. A entrada do dado primário (input) seguia para o processamento e resultava em um resultado (output). Por exemplo o registro de todas as contas a serem pagas pela empresa por data de vencimento, e a posterior consulta de quais contas vencem nesta semana. Registro da conta (input), processamento de quais contas vencerão ainda nesta semana, resultado com as contas solicitadas (output). 

Devido ao aumento complexidade das tarefas e demandas empresariais apenas o processamento de dados não era mais suficiente. Assim na década de 70 entramos em uma nova era dominada pelos Sistemas da Informação. Marcado pelo trabalho simultâneo de diferentes usuários, softwares mais modernos, usados como sistemas de apoio à decisão, e  sistemas para gerenciamento de banco de dados (SGBDs).

Na década de 80 os microprocessadores foram transformando o mercado de trabalho já que com os microcomputadores tornava mais barato o uso de softwares para controle gerencial. A figura do PC (Personal Computer) surge para as empresas.

Posteriormente na década de 90 a internet se populariza e o uso de ferramentas online interconectadas se tornam uma realidade. Isso diminuiu a incompatibilidade de sistemas, e enfim tornou possível modelos de negócios novos como o e-commerce. 

Como se pode imaginar os gestores com o tempo foram entendendo que a criação de um departamento de TI independente com uma equipe era de fato necessário. 

As atribuições do departamento de TI dependerá de qual o setor e atividades desenvolvidas pela empresa. Além disso, para algumas pode ser mais interessante contratar uma consultoria especializada em TI ao invés de manter um departamento com funcionários. Só para exemplificar entre algumas destas atribuições estão: Garantir o perfeito funcionamento das tecnologias e soluções de TI utilizadas pelas empresa, garantir a segurança da informação, garantir a criação e manutenção da infraestrutura, suportes aos usuários e help desk.

O que faz um profissional de TI?

Trabalha com as diversas áreas da tecnologia da informação como:

  • Administração de banco de dados;
  • Análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Programação; 
  • Segurança da informação;
  • Infraestrutura de TI e redes de computadores;
  • Arquitetura de sistemas;
  • Engenharia de software.

Entre inúmeras outras possibilidades.

O que é TI verde?

Com o passar do tempo e a crescente preocupação com o meio ambiente surgiu o conceito de TI verde ou Green IT (em inglês) que significa Tecnologia da Informação Verde. 

O conceito de TI verde surgiu na década 90 e visa conduzir um desenvolvimento tecnológico de maneira sustentável e consciente.

Incentivando práticas como reciclagem, reutilização de aparelhos, reutilização matéria prima de lixo eletrônico, diminuição do consumo, respeito à legislação ambiental, escolha consciente de matéria prima, diminuição do consumo de energia. 

Nesse sentido as empresas que seguem esses ideias são chamadas empresas verdes. A cada dia a visibilidade positiva e marketing estão fazendo que mais empresas passem a se interessar pela TI verde.

Faculdade e Mercado de Trabalho

Há vários cursos de graduação para quem pretende trabalhar com TI entre eles: Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia de Software,  Gestão de Tecnologia da Informação.

Além da possibilidade de fazer um outro curso de graduação e após se especializar com uma pós graduação, MBA, mestrado ou doutorado. 

Existe a possibilidade de fazer um curso técnico para trabalhar. Também é comum encontrar pessoas autodidatas que trabalham na área sem faculdade em virtude de possuírem muita experiência e cursos.

O mercado profissional é um dos mais promissores na atualidade. Já que a modernização tecnológica não é mais uma opção para empresas que querem ser competitivas.

Benefícios da Tecnologia da Informação (TI)

  • Aumento de produtividade;
  • Transparência de informações;
  • Solução de problemas com maior rapidez;
  • Otimização de processos;
  • Melhora na comunicação.

Tecnologias Frequentemente Usadas 

  • Cloud Computing;
  • Data Center Virtual;
  • Sistemas de gestão integradas (ERPs);
  • Backup remoto e diário.

E então curtiu saber o que é TI? Deixe seu comentário!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *