O que é um Webmaster? O que faz?

Um webmaster é um profissional que trabalha com a administração de web sites. Esse profissional é responsável pela manutenção de toda a área administrativa e também do layout é um profissional complexo muito comum no passado mas agora com a super especialização de todas as áreas do desenvolvimento de sites pode não fazer sentido dependendo da mão de obra necessária. Principalmente sites grandes, mas já para sites de comércios locais pode ser a melhor escolha.

Afinal o que faz um webmaster?

Em suma suas responsabilidades são gerenciamento de conteúdo, manutenção, desenvolvimento e design.

Um webmaster realiza tanto as tarefas de um webdesigner quanto as de um desenvolvedor web. Assim é o responsável pela gerencia e manutençao geral do site.atualizações, e garantir o perfeito funcionamento de todas as páginas.

Por ser um profissional com ampla gama de atribuições é comum a distribuição das tarefas entre outros tipos de profissionais principalmente em empresas. Como contratar um webdesigner, um programador, um administrador de banco de dados. Pois dependendo do tamanho do projeto não é viável.

Ainda há mercado de trabalho para esse profissional?

Diferente do que se pode imaginar a princípio, essa não pode ser considerada uma profissão do passado e que não faz mais sentido nos dias atuais. Ainda há demanda para esse tipo de profissional.

Quem pode trabalhar como webmaster?

Pode trabalhar qualquer pessoa com conhecimentos nessas várias tecnologias que serão demandadas: CSS, uma linguagem back-end como PHP, Javascript, etc.

Em regra não há uma formação acadêmica necessária. No geral as empresas procuram alguém com experiência. Um curso superior é bem vindo, mas não é a principal solicitação para participar dos processos seletivos.

Os conhecimentos técnicos irão depende de qual linguagem de programação, banco de dados o projeto utiliza. Geralmente o webmaster também deve ter conhecimento sobre os principais Sistemas CMS, como WordPress, Joomla e Drupal.

E também habilidades que um webdesigner realiza não se limitando a layout e criação de sites responsivos. Mas também conceitos de identidade visual e um pouco de Marketing.

A faixa salarial varia muito. O que vai determinar qual será o seu salário serão fatores como tempo de experiência e qual a tecnologia usada. Um profissional sênior ganha mais que um júnior que está entrando agora no mercado.

Quero ser um webmaster o que devo estudar?

O Google criou uma ferramenta desenvolvida para webmaster o Google WebMasters Tools que atualmente se chama Google Seach Console. Então se você pretende trabalhar nessa área vale a pena investir para conhecer e estudar sobre ela.

Além de todas as tecnologias e linguagens de programação já mencionadas anteriormente, saber pelo menos o básico de inglês é fundamental para quem quer trabalhar no ramo de tecnologia. O que não é diferente para a função de webmaster. 

O bom relacionamento com o cliente é importante pois muitas vezes será necessário tirar dúvidas e ter reuniões para definir metas.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *