O que é x86 ou x64 no Windows? Saiba qual o seu!

Você pode já ter se perguntado o que quer dizer esse x86 ou x64 na hora de instalar um programa em seu Windows. Ficou na dúvida de onde conferir? Não faz a menor ideia do que isso quer dizer?! Saiba nesse artigo onde procurar essa informação em seu sistema operacional, e assim instalar o programa certo. Entenda de uma vez por todas o que quer dizer esses x86 e x64!

Primeiramente essas siglas servem para indicar qual a arquitetura do sistema operacional.

Ou seja um Windows x86 quer dizer que a arquitetura do sistema é de 32 bits. E um x64 é de 64 bits.

Esses números, 32 bits e 64 bits, representam o número interno de bits do processador. Quantos bits podem ser processados por segundo.

Inicialmente sem saber podemos deduzir que o que possui arquitetura x86 é mais moderno. Mas isso não é verdade. Já que o x64 possui o 2⁶⁴ de capacidade de processamento do enquanto o x86 2³²! Uma diferença pra lá de considerável! Mas não se assuste com esses números! No dia a dia você não vai precisar saber deles.

Por esse motivo tenha certeza sobre qual a arquitetura do seu sistema operacional antes de instalar um programa. Já que pode acontecer problemas de compatibilidade.

Entre as principais diferenças para o usuário é que a versão x64 possui suporte para memória de até 192 GB. Isto é muito superior aos 4 GB do windows com arquitetura x86 de 32 bits.

O que é uma grande desvantagem para a x86 pois hoje em dia é comum encontrar PC com 8GB de memória ou até mais. Já que a cada dia se torna mais barato a democratização a máquinas com mais memória.

Ficou confuso com essas informações? Confira o passo a passo a baixo:

Como saber se meu Windows é x86 ou x64?

Para conferir basta acessar o Painel de Controle do Windows, depois Sistemas, e selecionar a opção Tipo de Sistema. Na tela vai aparecer x86 ou x64. Veja a seguir o passo a passo no Windows 10:

1º) Passo

Acesse o Painel de Controle, clique em Sistema e Segurança

2º) Passo

Depois clique em Sistema

3º) Passo

Veja o que é informado em Tipo de sistema.

Logo você pode se perguntar: por que é x86 e não x32?

Isso se deve ao fato dos primeiros processadores (na realidade microprocessadores) de 32 bits terem nomes como 80386 e o 80486. O nome sempre era um número (x) terminado com 86. Os processadores dessa época ficaram conhecidos como linha 80X86.

Mesmo eles tendo ganhado popularidade como os últimos números da série do modelo 386 e 486 respectivamente.

A princípio o primeiro processador 32 bits o 80386 foi lançado em 1985 pela Intel. Que era uma versão melhorada dos anteriores que possuíam 16 bits.

Inicialmente os processadores dessa época eram sempre compatíveis com a versão anterior. O que muda com a chegada do x64.

O que acontece se eu instalar um programa x64 em um sistema x86?

Um programa de 32 bits funciona em um sistema 64 bits pois todas as versões do Windows possuem um emulador chamado WOW64 (Windows 32-bits on Windows 64-bits) para executar esses programas. Uma vez que demanda menos do processamento normal suportado.

Mas o contrário não é possível. Pois o sistema não possui capacidade de processamento para tal. Então atenção.

Assim não exclua arquivos com nomes como: wow64.dll ou wow64cpu.dll, pois sem eles o Windows não funcionará da maneira correta na execução de programas 32 bits em segundo plano.

Os processadores modernos dificilmente não suportam x64, mas se estiver instalando em um computador mais antigo vale a pena conferir a compatibilidade.

Dependendo da configuração do seu hardware talvez nem compense a instalação de um Sistema Operacional Windows e seja uma alternativa a instalação de uma distribuição Linux mais leve.

O primeiro Sistema Operacional Windows a ser compatível com a arquitetura x64 foi o Windows XP em 2001.

O sistema foi lançado com duas versões diferentes para x64: uma baseada em processadores Itanium (Windows XP Home e Professional) e outra para os processadores Intel IA-32 e AMD64 (Windows XP Professional x64 Edition). Essas duas versões suportavam limite máximo de memória de 128 GB além de até 64 processadores lógicos, uma revolução para a época em um computador doméstico.

Um pouco da história da Arquitetura x86

Os primeiros microprocessadores  projetados com a arquitetura x86 foram lançados no mercado em 1978 pela Intel. Eram os modelos Intel 8086 e 8088. 

O Intel 8086 possuía ainda apenas 16 bits. Ganhou também o nome de iAPX 86. Era formado por duas unidades internas: a EU (Execution Unit) responsável pelo processamento de instruções como operações lógicas e aritméticas, e registros temporários durante as operações na unidade de execução, e a BIU (BUS Interface Unit) formado por registradores, e funcionava como uma unidade de  interface de barramento.

O modelo Intel 8088 era basicamente o mesmo que o 8086 adicionado com um barramento externo adicional de 8 bits. 

Na década de 80 a Intel desenvolveu novos modelos como os 80186, 80188, 80286 e 80386. 

A AMD lança em 1991 o modelo AMD Am386. Que foi um sucesso de vendas e fez a empresa entrar de vez para a disputa na produção de microprocessadores. Mesmo o Am386 sendo uma cópia idêntica do Intel 80386. O que levou a processos judiciais e diversos problemas. Os fãs de cada empresa brigam para defender uma ou outra de forma fervorosa!

Em 1996 a ADM lança o modelo K5. O primeiro com arquitetura x86 produzido de forma totalmente independente pela empresa. Sem uso de qualquer tecnologia ou engenharia reversa da Intel.

Então teve jeito a arquitetura x86 passou a ser usada pela grande parte dos microprocessadores usados. Até que surgiram as limitações de memória, apenas 4Gb, e posteriormente o uso massa o uso de dispositivos móveis. Com isso a arquitetura ARM (Advanced RISC Machine) ganhou destaque em smartphones e tablets. 

Entre as diferenças da arquitetura ARM para a as tradicionais para PC como a x86 estão: a menor quantidade de transístores, menor quantidade de calor gerado, estrutura simplificada além do menor custo de produção. Os fabricantes também são diferentes, nada da dispute Intel versus AMD, atualmente as empresas que mais produzem são Qualcomm, Samsung e MediaTek.

Então está com algum problema para identificar qual a arquitetura do sistema do seu Windows? X86 ou X64?

Alguma dúvida sobre qual a melhor opção para sua máquina? Deixe seu comentário!

Leia também: O que é Sistema Operacional

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *