O que faz um Analista de Sistemas?

Não sabe o que faz um Analista de Sistemas? Está pensando em fazer o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e queria saber mais sobre a carreira? Qual é o salário? Quanto ganha um recém-formado? Como é o mercado de trabalho?

Essas e outras perguntas serão respondidas em nosso artigo de hoje!

Antes de mais nada esse profissional pode atuar em várias áreas diferentes. No geral os profissionais de tecnologia possuem essa característica. 

Por possuir várias sub especializações o mercado de trabalho é amplo. Bem como há falta de profissionais para ocupar todas as vagas disponíveis.

Dessa forma pode trabalhar como programador, criando softwares, aplicativos, jogos, programas empresariais de controle, criando infraestruturas para redes de computadores, manutenção de sistemas, administração de banco de dados, prestando suporte ao usuário final, ou cuidando da segurança da informação de uma empresa.Só para citar alguns exemplos do que faz uma analista de sistemas numa organização.

Nas empresas especializadas na prestação de serviços de TI (Tecnologia da Informação) as rotinas de trabalho são mais específicas para as tecnologias que o profissional domina e foi contratado. 

Já para empresas com outras atividades econômicas fins o profissional tem uma atuação mais genérica. Assim trabalha de forma a fazer várias tarefas não se especializando em apenas uma de forma mais profunda.

Como prestador de serviços ou autônomo as opções são ilimitadas. Uma vez que

pode ir desde prestador de serviços para uma empresa até a contratação direta com um negócio local para criação de um site ou plataforma de vendas.

Preciso ter faculdade para trabalhar como Analista de Sistemas?

No geral o mais importante na área de tecnologia da informação (TI) é possuir experiência e conhecimento teórico relevante para poder trabalhar de forma satisfatória.

Para algumas vagas no entanto pode se um pré requisito possuir curso de graduação para poder participar do processo de seleção.

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas como o próprio nome diz é o mais comum para quem exerce essas atribuições. Outros cursos que também podem interessar são: Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Simultaneamente a isso é comum também encontrar profissionais mais experientes que estão no mercado a mais tempo que possuem o antigo curso de Processamento de Dados

Como é o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Em virtude de ser um curso da área de Ciências Exatas o curso possui em sua grade curricular Matemática e Cálculo. 

Entre outras disciplinas como por exemplo: Rede de Computadores, Arquitetura de Computadores, Algoritmos, Estrutura de Dados, Banco de Dados, Linguagens de Programação. Também possui prática em Laboratório e o Estágio Supervisionado. 

Além disso as disciplinas mais gerais comuns aos cursos de graduação como: Metodologia da Pesquisa Científica e Língua Portuguesa. 

A grade curricular varia entre as Universidades. Então antes de se matricular em alguma dê uma olhada de como está configurada a estrutura acadêmica. 

Perfil do profissional

As características desses profissionais incluem alto poder de concentração, vontade de inovar, curiosidade, além de ser indispensável a boa habilidade em resolver problemas.

O estudo deve fazer parte da rotina de crescimento profissional pois a cada dias surgem novas tecnologias. Não é uma opção simplesmente fazer a faculdade, começar a trabalhar, e esquecer de acompanhar o mercado tecnológico. 

Afinal o que faz um Analista de Sistemas?

Como já mencionado são diversas as oportunidades para esse profissional. Só para exemplificar algumas:

  • Administração de banco de dados usando linguagens como SQL;
  • Criação de softwares para computadores ou aparelho mobile;
  • Criação de jogos;
  • Administração de redes de computadores;
  • Criação e administração de Infraestruturas de TI;
  • Gestão de projetos;
  • Suporte técnico;
  • Programação em geral;
  • Segurança da Informação.

Média Salarial

O salário médio para vai depender da região do país e do porte da empresa: pequena, média ou grande. 

Além disso outro fator importante é com qual tecnologia vai trabalhar. Por exemplo se é um programador, ou seja um desenvolvedor de software, qual a linguagem que vai trabalhar: Java, Python, PHP, Javascript, Ruby, etc.

Segundo o site de empregos Catho a média salarial do Analista de Sistema no Brasil em setembro de 2020 é de R$ 3.948,11

Você pode conferir a média de salário por estado nesse link na página da Catho.

Eventualmente as vagas de emprego podem usar sinônimos para indicar a mesma profissão como: Analista de Desenvolvimento, Analista Programador, ou mesmo apenas Desenvolvedor.

Com a finalidade de facilitar e especificar ainda mais o processo de busca por oportunidades pode já estar bem explicado no título da vaga com qual tecnologia se contratado o indivíduo vai trabalhar. Por exemplo: Analista de Sistemas Delphi, Analista de Sistemas COBOL, Analista de Sistemas Java, Analista de Sistemas Web, e assim por diante.

Outro fator relevante para determinar qual será o salário é o nível de experiência. Se é um recém formado em busca do seu primeiro emprego. Ou um profissional com alguma experiência mínima geralmente chamado de Júnior, aqueles com até 2 anos de trabalho na função. Logo após vem o considerado Pleno que possui maior maturidade profissional e mais de 3 anos de experiência. E por último o Sênior que executa tarefas complexas e elevado grau de responsabilidades geralmente com mais de 5 anos de trabalho naquela função/tecnologia. 

Mas não se apegue a essa contagem de tempo cravada. Pois é muito relativa e pode não corresponder a realidade. Não é usual mais pode ser encontrado em algumas empresas o Profissional Master aquele com mais de 10 ou 15 anos de experiência.

Oportunidades no Exterior

Pelo mercado da tecnologia em grande parte ser internacional há muitas vagas para trabalhar no exterior. Países como Canadá, EUA, Alemanha e outros países da Europa podem ser uma opção para quem deseja entrar na área ou quem já trabalha nela.

As sedes das principais empresas como Google, Facebook, Apple, Uber, estão lá fora. Então é interessante pensar numa carreira internacional. Nesse caso a média salarial fica ainda mais complicada de ser determinada. Pois os ganhos serão em moeda estrangeira como dólar e euro.

E aí gostou de saber o que faz um analista de sistemas?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *