Os melhores antivírus gratuitos de 2020

Por mais que a internet seja uma grande invenção tecnológica e que traz diversos benefícios aos usuários, os perigos e os riscos são inúmeros, e requer uma atenção especial.

O mundo virtual é um ambiente repleto de pessoas bem intencionadas que compartilham informações e conhecimentos gratuitos. Porém também existem muitas pessoas que se dedicam em roubar dados e compartilhar vírus para outros usuários.

Infelizmente, qualquer um que possui acesso à internet está exposta a ataques cibernéticos, mesmo que você não seja famoso e nem possua milhões de reais em sua conta bancária. Isso porque não avaliamos as informações que recebemos e muitas vezes clicamos em links mesmo sem saber a procedência dele.

Quem nunca recebeu uma mensagem com uma frase do tipo: “Parabéns! Você foi premiado com um iPhone”, “Atualize a senha do seu banco ou sua conta será bloqueada”, “Clique aqui e descubra uma receita milagrosa que ajudou milhares de famosas emagrecerem”, entre tantas outras.

Parece óbvio que essas propagandas são maliciosas e que não devem ser acessadas e nem compartilhadas. Mas em um momento de pressa ou desatenção, você pode acabar clicando sem perceber.

A melhor solução para proteger sua privacidade e garantir uma boa segurança dentro da internet é escolher um antivírus que te proteja desse tipo de ataque. Por isso, nós elaboramos uma lista com os melhores antivírus gratuitos de 2020.

Vamos lá?

Como um antivírus protege o seu computador

O antivírus é um programa de proteção que reconhece ameaças e bloqueia a entrada de invasores digitais ao sistema de um computador.

O programa funciona da seguinte forma, ele possui o seu próprio banco de dados, onde ele armazena todas as informações relacionadas a vírus e ameaças que podem se encontradas dentro do mundo virtual.

Para isso, é realizado um grande trabalho feito por profissionais de programação que buscam diariamente todos os tipos de vírus. Dessa forma, é criado uma lista com todas as informações relacionadas a esses ataques para que o antivírus possa rastrear situações onde existem ameaças digitais.

Eles também podem agir como uma forma de prisão para todos os vírus encontrados. E assim, o programa garante a proteção de todos os dados e informações do usuário, até que o vírus seja detectado ou não.

Agora que você já sabe como eles funcionam, vamos conhecer os melhores antivírus gratuitos de 2020.

Avast Free Antivírus

O Avast Premier é o software de antivírus mais conhecido. Isso porque suas funcionalidades são completas e mesmo com a versão gratuita é possível fazer uma varredura total de vírus dentro do seu computador, smartphone ou tablet.

Esse programa de antivírus possui tecnologias avançadas para garantir uma defesa mais leve e robusta contra vírus, ransomwares, malwares, ameaças de dia zero, vulnerabilidades na rede Wi-Fi doméstica e muitos outros perigos dentro do mundo virtual.

A única ferramenta que não é de graça no Avast é a proteção contra phishing, a sandbox para separar arquivos suspeitos do seu sistema, o firewall Avast e a proteção contra ransomware.

Caso você deseje ter o plano completo de segurança, os valores saem a partir de R$99,00. Mas a versão gratuita é surpreendentemente boa e uma das melhores do mercado. Não é à toa que colocamos ela em primeiro lugar.

Kapsersky Security Cloud Free

O próximo programa de antivírus é o Kasperksy, além de oferecer a versão gratuita o serviço realizado pelo programa é altamente classificado devido aos seus recursos tecnológicos avançados.

O plano gratuito do antivírus analisa automaticamente dados em tempo real sobre novas ameaças, e ajuda na segurança de seu computador, dispositivos móveis e tablets, incluindo o iPad.

Assim como o programa anterior, o Kapsersky também possui uma versão paga com alguns recursos extras. Um deles é a proteção de ataques contra o uso não autorizado da sua webcam, proteção de alguns arquivos como fotos e documentos e proteção de dados financeiros.

Você pode conferir todos os planos no site deles. Mas em geral, a versão gratuita atende bem e é o suficiente para o seu computador ou smartphone não se infectar com vírus.

Avira Free Antivirus

O Avira Antivirus Pro também é um programa de antivírus com a opção de plano gratuito. O software auxilia no bloqueio de spyware, adware, ransomware e outras ameaças digitais. Também possui uma proteção e atualizações em tempo real, garantindo mais segurança e menos lentidão para o seu sistema.

O plano inclui um scanner de antivírus, que detecta e bloqueia qualquer ameaça, um sistema Nighvision, que oferece uma inteligência automatizada para manter atualizado a lista de vírus, proteção contra aplicativos potencialmente indesejados e vários outros recursos.

Com esse programa de antivírus você pode navegar de forma segura no seu computador, smartphone ou tablet de forma segura e sem se preocupar com o risco de roubo de dados e informações privadas. E o melhor: de forma gratuita.

A versão paga possui alguns serviços extras como proteção contra anúncios, verificação de e-mails, validação de dispositivos USB e a varredura de downloads, armazenamento, torrents em nuvem.

Windows Security

A nossa última solução é a segurança interna da Microsoft. Antigamente ele era conhecido como Windows Defender, e apesar de ser bem fraco, ele evoluiu e agora conta com uma versão gratuita bem eficiente.

O programa possui uma proteção contra ransomware. E fornece também uma proteção em tempo real ao seu computador pessoal ou de sua pequena empresa. Que ajuda a protegê-lo contra vírus, spyware e outro software mal-intencionado.

Essa opção não precisa ser instalada, já que vem tudo pronto no pacote Windows. Esse programa optamos por deixar em último na nossa lista pois a proteção oferecida é bem razoável. Mesmo assim, é melhor do que nada.

Conclusão

Essas foram as quatro opções de programa para você. Para escolher o melhor antivírus grátis, o ideal é fazer uma análise de todos os que foram apresentados neste artigo.

O importante é manter a proteção e garantir que os seus dados e informações pessoais estão seguros. Pois uma vez que você sofre um ataque cibernético, as consequências e prejuízos podem ser irreversíveis.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *