Tecnologia Sustentável: desenvolvimento com respeito ao meio ambiente

A busca por uma tecnologia sustentável é um desafio na sociedade atual. Como podemos continuar criando e desenvolvendo sem prejudicar ainda mais o meio ambiente?

O avanço tecnológico trouxe inúmeras transformações na sociedade. O aumento do consumo e do lixo eletrônico é um deles.

Não é novidade para ninguém que a cada geração de novos equipamentos a durabilidade diminui consideravelmente. 

O que antes conseguíamos usar por anos, agora em pouco tempo já apresenta algum defeito. Esse fenômeno fica ainda mais claro agora com os smartphones. Com um ano eles já estão defasados, senão por menos tempo ainda, já que os lançamentos costumam acontecer duas vezes ao ano.

História

Durante o desenvolvimento da humanidade até recentemente a preocupação com a criação de resíduos era quase inexistente. 

O conceito de sustentabilidade ganhou força apenas em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

Durante a primeira revolução industrial a degradação ambiental cresceu de forma descontrolada. A contaminação dos solos, rios e ar aconteceu sem o devido controle. A ideia de que o avanço tecnológico deve acontecer independente dos impactos causados ainda causa conflitos ao redor do mundo.

Programa da ONU para o Meio Ambiente

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA (em inglês United Nations Environment Programme, UNEP) foi criada em 1972 e tem por objetivo traçar metas e programas para setes áreas: Ecossistemas, Governança Ambiental, Mudanças Climáticas, Substâncias Químicas e Resíduos, Desastres e Conflitos, Eficiência de Recursos, Estudo do Meio Ambiente.

O que é Tecnologia Sustentável?

É a tecnologia que visa causar o menor impacto negativo possível. Para isso adotando técnicas para o controle das emissões de CO2, diminuição do lixo eletrônico, reaproveitamento de materiais, reciclagem, entre outras. 

Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico é um grande problema dos dias modernos. Com a perspectiva de troca de aparelhos diminuindo cada vez mais, saber como descartar e reaproveitar esses equipamentos é um desafio.

Já existem políticas para que os próprios fabricantes criem logística reversa e coleta seletiva para os seus produtos. Mas ainda há muito o que se desenvolver nesse sentido.

O que é lixo eletrônico?

Para entender o que é lixo eletrônico devemos entender como o desenvolvimento tecnológico resultou em diversos resíduos, muita vezes não recicláveis. Aqueles equipamentos que utilizamos para as tarefas do dia a dia, após sua inutilização ou troca para um novo se transforma no e-lixo. Assim temos depositada no meio ambiente toneladas de itens como: computadores, celulares, smartphones, smart TV, monitores, televisores, tablets, baterias fios, carregadores, impressoras,Teclados, mouses, Câmeras, Rádios, entre muitos outro.

Conseguir reduzir lixo eletrônico produzido é uma questão crucial para o desenvolvimento tecnológico sustentável a longo prazo.Por isso antes de jogar fora procure por locais de descarte adequados,como  museus, ONGs, cooperativas, ou o ponto de logística reversa da sua cidade. Ou até mesmo anunciar em sites e vender eletrônicos usados.

Leia mais:

Como Funciona a Tecnologia 5G?

Benefícios da Internet: Para que serve a rede nos dias atuais?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *