O fim do Disco Rígido – IBM anuncia

O disco rígido foi criado pela própria IBM na década de 50 do século passado. Agora a empresa apresenta um novo conceito, chamado de “racetrack memory”. E que promete ser mais veloz para a gravação e leitura de arquivos. Além de ter maior capacidade de armazenamento.

O novo conceito promete ser mais barato para se produzir que o disco rígido atual. Esse novo modelo teria dois chips de memória flash, que seria infinitamente regravável. Isso acabaria com os problemas recorrentes desse equipamento em teoria.

Em síntese tudo isso seria possível com a nova tecnologia que pode ser traduzida para o português como “memória pista”. Segundo informações tem o seguinte funcionamento: vários pequenos ímãs formam camadas atômicas, que podem ser movimentadas no sentido para cima e para baixo, uma camada de cada vez, ao longo de uma pista, com a aplicação de uma corrente simples. E assim orna-se resistente pela falta de movimento.

Enfim agora basta aguardar até onde essa tecnologia pode chegar, e quanto ela mudará o conceito de uso nos equipamentos atuais. Dessa forma mais uma vez a IBM mostra que está firme e forte no mercado, que ainda consegue surpreender, ela que tem uma grande história por trás dos discos rígidos e do conceito atual.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *