O que é SQL (Structured Query Language)?

Com a evolução dos Bancos de Dados tornou-se necessário a criação de uma linguagem que simplificasse as consultas. Nesse artigo você vai entender o que é SQL e suas aplicações práticas no dia a dia de quem usa Banco de Dados Relacionais.

Esse é um conhecimento muito importante para quem deseja se tornar um desenvolvedor bem como para quem deseja se especializar como Administrador de Banco de Dados (DBA).

Os Bancos de Dados Relacionais possuem uma linguagem padrão para realizar suas consultas a Linguagem SQL  “Structured Query Language”,  em português, “Linguagem de Consulta Estruturada”.

A princípio ela foi criada nos anos 70 por Donald Chamberlin e Boyce Raymond. Atualmente é padronizada pela ANSI (American National Standard Institute) e ISO (International Organization for Standards).

Os SGBDRs (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacionais) são compatíveis com a linguagem SQL para realizar principalmente as tarefas de  INSERT (inserir), SEARCH (pesquisar), UPDATE (atualizar) e DELETE (excluir). Bem como comandos essenciais para programas que realizam CRUD , Create (criar), Read (ler), Update (Atualizar) e Delete (deletar).

As operações básicas de programas que se relacionam com Banco de Dados Relacional, ou seja Banco de Dados que possuem tabelas.

Principais Comandos SQL

Primeiramente vamos imaginar uma tabela chamada Aluno possui os seguintes dados:

IDNome
11Ana
12João
Tabela ALUNOS

Todavia para inserir um novo aluno poderíamos usar o comando:

INSERT

INSERT into ALUNO(ID, NOME) values (13, Maria);

Agora para ler e ver se foi salvo corretamente:

SELECT

SELECT ID, NOME FROM ALUNOS;

Dessa forma a tabela de alunos estará visível.

Agora vamos supor que o nome da aluna ficou incompleto e será necessário atualizar seu cadastro, assim o seguinte comando será necessário:

UPDATE

UPDATE ALUNOS set NOME=’Maria Eduarda’ WHERE ID=13;

Vamos supor que a aluna pediu transferência e assim precisamos deletá-la da tabela de alunos:

DELETE

DELETE FROM ALUNOS WHERE ID=13;

Operadores em SQL

Primordialmente os Operadores Lógicos relacionais servem para fazer comparações. A saber são eles:

ANDE
OROU
NOTNÃO/ NEGAÇÃO
Operadores Lógicos

Operadores Relacionais

=Igual
>Maior
>=Maior ou Igual
<Menor
<=Menor ou Igual
<>Diferente
Operadores Relacionais

Do mesmo modo os Operadores Aritméticos seguem o mesmo formato das calculadoras:

+Soma
Subtração
*Multiplicação
/Divisão
Operadores Aritméticos

Como podemos observar grande parte da linguagem utiliza termos em inglês para os comandos, assim ela é muito intuitiva. Como por exemplo para criar uma nova tabela o comando é CREAT TABLE e para alterar ALTER TABLE ou ainda para criar um nova banco de dados CREATE DATABASE.

Conclusão

Em suma a Linguagem SQL é suportada pelos principais Banco de Dados Relacionais utilizados atualmente como MySQL, MariaDB, Oracle, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, Firebird e até mesmo o Microsoft Access. Cada um possui suas peculiaridades na sintaxe, mas de maneira geral eles funcionam de maneira igual. Por isso é importante fazer a leitura da documentação do Banco de Dados que for utilizar, seja para trabalho ou estudo.

Em conclusão existem vários outros comandos que com o estudo e prática  serão absorvidos aos poucos, e quando menos esperar você estará confiante para utilizar a Linguagem SQL sem medo!

Aliás existem carreiras onde o conhecimento de SQL pode ser de grande ajuda como a Análise de Dados e Big Data.

Restou alguma dúvida sobre o que é SQL? Deixe seu comentário!

Leia mais:

O que é HTML? O que são Tags HTML? – Guia para iniciantes

O que é .NET Framework Microsoft?

O que é Array em Programação?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *