Laravel: Conheça esse Framework PHP

Laravel é um Framework para desenvolvimento em linguagem PHP. Foi criado por Taylor B. Otwell em 2011 e tem por objetivo facilitar o desenvolvimento de aplicações tornando possível a reutilização de código, além de escrever a menor quantidade de código possível.

Em 2013 foi lançado o Laravel 4 com grandes mudanças no layout e passando a utilizar o Composer como gerenciador de dependências. Já em 2015 o Laravel passou a ser um dos Frameworks para PHP mais populares utilizados pela comunidade. Atualmente o software está na versão 7.

Características do Framework Laravel para PHP

Entre as principais vantagens da utilização desse Framework para PHP estão: a facilidade da instalação, o padrão de desenvolvimento na arquitetura MVC (model, view, controller), ser livre, pois é disponibilizado em open source sob a licença MIT.

Dessa forma seu código fonte está no GitHub. Entre várias outras funcionalidades. Como o sistema de templates Blade, que facilita o trabalho com páginas HTML.

O sistema de rotas para melhora desempenho. O Laravel Authentication para autenticação usuários. E o Eloquent para manipulação de banco dados.

O slogan do Laravel é “The PHP Framework for Web Artisans”, que em português quer dizer, “O framework PHP para artesãos Web”. Uma das características é a elegância do código daí o motivo de tal slogan.

Uma sintaxe simples e elegante é um dos objetivos principais, já que ele utiliza o padrão PSR-2 para escrita do código. Ou seja com o Laravel é possível adicionar apenas as regras de negócios ao código e deixar o restante com o Framework.

Como Instalar com Composer

O Composer é um gerenciador de pacotes para PHP. Se não possui o Composer já instalado em sua maquina primeiro é necessário baixar e instalar.

O processo é bem simples. O download e toda documentação do Composer está disponível no site oficial para acessar basta clicar aqui. Depois de instalado é possível baixar o Laravel pelo prompt de comando. No Windows digite CTRL + R  e depois cmd. Com o prompt aberto digite o comando:

composer global require “laravel/installer”

Assim o utilitário o Laravel Installer vai ser baixado dentro de vendor.

Novidades do Laravel 7

Dente as várias novidades estao melhorias para requisições HTTP, novo cliente HTTP, Laravel Airlock, suporte CORS, velocidade de cache de rota até duas vezes mais rápida. Dentre várias outras.

Conclusão

Assim o Laravel se destaca como um dos melhores Framework para PHP. Seu uso em projetos e pesquisas na web ganha disparado de outros como Codeigniter, Symfony, CakePHP, Zend Framework e Yii2. No entanto vale ressaltar que cada projeto deve ser analisado individualmente.

Afinal para projetos muito pequenos ou com alguma peculiaridade esse pode não ser o mais adequado. Pois as várias funcionalidades pode tornar o projeto pesado, e não forem utilizadas vai consumir recursos de forma desnecessária.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *