O que é Algoritmo? – Lógica de Programação

O conceito de algoritmo é antigo e já existe há séculos. No entanto no estudo de Lógica de Programação nos é apresentado que para aprender a programar primeiro é necessario entender o que é Algoritmo.

Na matemática a ideia de algoritmo existe desde na Grécia Antiga ou até antes. O Algoritmo de Euclides é um conjunto de passo a passo, que cria um método para encontrar o máximo divisor comum (MDC) de um número inteiro.

Tradicionalmente o conceito de Algoritmo é descrito como um conjunto de passos finitos para resolver determinado problema ou tarefa. É muito comum a comparação a uma receita. Que possui uma lista de instruções a serem execeutadas em determinado momento para que o resultado final saia como esperado. Pois se os ingredientes não forem colocados ou colocados em momentos errados a receita não dará certo.

Afinal o que é Algoritmo?

Vamos imaginar a receita de um bolo de laranja. O Algoritmo para execução seria algo assim:

  • Bata no liquidificador o óleo, os ovos, o açúcar, o suco da laranja até formar uma mistura homogênea .
  • Passe para uma tigela a mistura e acrescente a farinha peneirada e o fermento.
  • Passe a massa para uma forma untada e asse no formo até ficar dourada.
  • Desenforme e sirva.

Em suma entender o que é algoritmo se torna mais facil. Basta pensar que nada mais é do que comandos de uma lista de instrução.

Algoritmos e Lógica de Programação

Na Ciência da Computação esse conceito foi primeiramente utilizado por Alan Turing, considerado o pai da computação, com o modelo abstrato de computador criado por ele chamado Máquina de Turing. Assim ele pode provar teorias computacionais de forma matemática.

Os programas de computador são criados por essas instruções. Ele deve ser bem escrito e não deixar fachas pois a máquina nao entenderá. Ele apenas fará o que está escrito no programa.

O conceito de variável é um tipo de dado de entrada que sera fornecido pelo usuario e ocupará um local na memória do programa. Os comandos de repetição indicam qual o caminho o fluxograma do programa irá seguir. Um fluxograma nada mais é do que a representadacao grafica do programa.

Para aprender a programar é comum começar com pseudocódigo, o chamado português estruturado. Que é uma sequencia escrita que simula a execução de um código de programa de computador.

No mundo atual cada produto ou empresa possui seu próprio algoritmo de funcionamento. Por isso estamos acostrumados a ouvir “algoritmo do google”, “algoritmo do facebook”, “algoritmo do instagram”. Dessa forma são eles que ditam as regras para os usuários. Assim vale ressaltar que não é algo estático que nunca mudará. Muito pelo contrário eles estão mudando a todo momento buscando melhorias e uma melhor performance.

Conclusão

Após entender essa base do conhecimento computacional é hora de escolhar qual Linguagem de Programação deseja estudar maia a fundo. Seja Java, C#, C++, Python, Ruby … e tantas outras!

Para saber mais leia esse artigo sobre qual a melhor linguagem para começar a programar. Ele detalha quais as vantagens e desvantagens de se escolher determinada linguagem para o programador iniciante.

Leia mais:

Qual a melhor linguagem para aprender a programar?

O que é Programação Orientada a Objetos (POO)?

Como Excluir Conta do Instagram: Saiba como apagar definitivamente

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *