PHP 8 contará com compilador Just-in-time (JIT)

Dentre as novidades já confirmadas para o PHP 8, com lançamento previsto para Novembro ou Dezembro de 2020, está o compilador Just-in-time (JIT). Ele faz parte das grandes melhorias e novidades que estarão na nova versão da linguagem.

A princípio a função do JIT será tornar o PHP 8 mais rápido. Os testes realizados mostraram melhoria no desempenho. Inclusive no WordPress.

Entre os benefícios também podemos esperar a maior rapidez para carregamento de códigos web no geral, códigos numéricos, e a possibilidade de migrar códigos em Linguagem C e C++ para PHP.

Por outro lado nessa última poderá aumentar o tempo gasto com manutenções. Tornar mais vulnerável a bugs e mais complexo. Cabendo a equipe determinar os prós e contras

O funcionamento do JIT consiste basicamente em executar as instruções diretamente na CPU. Sem serem interpretadas pela Zend VM. E fará parte da extensão Opcache. O que abre espaço para o uso do PHP para usos até então nunca pensados antes. Assim como para criação de imagens em 2D e 3D, uso em servidores, e análise de dados. Já que com o JIT o código será compilado em linguagem de máquina direto pela CPU sem passar pelo interpretador.

Novidades do PHP 8

Algumas das funcionalidades já conhecidas:

  • Suporte a vários tipos de dados (Union Types) ;
  • Melhorias na verificação da herança em métodos privados;
  • Possibilidade de usar arrays com índices negativos;
  • Compilador JIT (Just-in-Time);
  • Alterações na DOM API;
  • WeakMaps;
  • Extensão JSON ativada por padrão;
  • Melhorias para trabalhar com Orientação a Objetos.

Devido a mudança significativa versões de códigos fontes mais antigos, anteriores a versão 7 principalmente, precisarão sobre alterações consideráveis.

Então atenção! Se você possui algum site ou aplicação fique atendo ao fim do suporte da versão utilizada. Isso pode ocasionar problemas de segurança.

A versão alfa da linguagem PHP 8 já estão disponíveis para testes. Não a utilize em seus projetos comerciais.

Mesmo após o lançamento da versão final, considere a migração para a nova versão com cautela e mantendo sempre backups.

Enfim muitas novidades ainda estão por vir até o lançamento oficial da nova versão da linguagem! Saiba mais no site oficial.

Leia mais:

Laravel: Conheça esse Framework PHP

Qual a melhor linguagem para aprender a programar?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *