Qual a melhor linguagem para aprender a programar?

Nesse artigo vamos responder a pergunta que passa pela mente de todo estudante iniciante de programação: Qual a melhor linguagem para aprender a programar! 🙂

Muitas pessoas querem entrar no mundo da programação mas ficam na dúvida de qual seria a linguagem ideal para começar. Qual é a mais fácil de aprender e assimilar os conceitos? Mas será que isso realmente existe?

Antes de mais nada é importante entender que uma linguagem de programação nada mais é do que uma ferramenta. E mais importante do que saber usar uma ferramenta é entender como é seu funcionamento.

Assim sendo o mais interessante para iniciantes é começar tendo uma boa base de algoritmo e lógica de programação. Para só depois passar para o estudo da linguagem escolhida.

Depois de entender bem esses dois assuntos, para tomar sua decisão será importante analisar alguns pontos, principalmente se você tem a intenção de trabalhar com programação. E não apenas ser um hobbie.

Definir com qual tipo de tecnologia pretender trabalhar: web, mobile, desktop, jogos, multiplataforma, etc. Quais as linguagem mais solicitadas pelas empresas onde mora. Pois assim será mais fácil sua inserção no mercado de trabalho. Vamos a análise de algumas opções:

Melhores Linguagem para Aprender a Programar

Linguagem C

Serviu de base para criação de outras como C++ e C#. Interessante para quem deseja ingressar no mercado de jogos, aplicativos e até sistemas operacionais.

Muito utilizada em cursos de graduação para o aluno entender a evolução das linguagens de programação. Permite o acesso ao microprocessador assim é capaz de realizar rotinas em Assembly, desse modo ela pode ser usada em drivers e programas que lidam diretamente com o hardware.

É uma das mais indicadas para programadores iniciantes.

Java

Linguagem Java possui sintaxe similar a C e C++. Pois foi derivada de C. É uma das mais utilizadas no mercado de trabalho. No entanto a curva de aprendizado é um pouco longa devido as suas várias funcionalidades.

Pode ser usada no desenvolvimento web, desktop, mobile, e outros.

Python

Uma das linguagens com a menor curva de aprendizado. Pode ser utilizada para praticamente qualquer coisa pois é multiplataforma. Ganhou notoriedade devido ao seu uso em big data e inteligência artificial.

PHP

Indicada para quem quer embarcar no desenvolvimento web. Muito utilizada para criação de site no geral e comercio eletrônico. Aliás é uma das linguagens mais utilizadas. Bem como sua curva de aprendizado é pequena.

Conclusão

Em síntese após definir seu objetivo, escolha aquela em que se sinta mais a vontade. E nunca se esqueça que uma linguagem de programação é apenas uma ferramente. Desse modo você pode aprender a programar em várias.

Não tenha receio de trocar de linguagem. A tecnologia muda a todo momento. Ter muito apego a sua linguagem favorita pode atrapalhar sua carreira.

Na prática não há a melhor linguagem para aprender a programar, tudo depende do que deseja fazer e como. Pois a demanda determinará qual a melhor para seu projeto ou objetivo de vida.

E você se interessou por alguma outra? Deixe seu comentário!

Leia mais:

Como Aprender a Programar Sozinho – Guia Completo

O que faz um Analista de Sistemas?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *